quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

"Ouça, meu filho a instrução de seu pai"







1. "E Hashem falou a Moisés, dizendo: Pinchas, o filho de Eleazar..." (Números 25:10). Rabi Eleazar começou, "Ouça, meu filho, a instrução de teu pai, e não abandone o ensinamento (a Torá) de sua mãe" (Provérbios 1:8). "Ouça, meu filho, a instrução de teu pai..." Isto se refere ao Sagrado, abençoado seja Ele. "E não abandone a Torá de sua mãe", isto se refere à Congregação de Israel. Qual é a instrução de teu pai? A Instrução é a Torá, que contém uma série de repreensões e castigos, como é dito: "Meu filho, não despreze a instrução de Hashem, nem se canse de Sua correção" (Provérbios 3:11).

2. E já que todo aquele que se envolve na Torá neste mundo é digno de que um número de portões, uma série de luzes para o próximo mundo, sejam abertos para ele, quando ele parte deste mundo  a Torá o precede, indo a todos os guardiões proclamando "Abri vós as portas, para que possa entrar a nação justa. Prepare um assento para o servo do rei!" Isaías 26:2. O Santo, bendito seja Ele, não tem outra alegria do que com aquele que se envolva na Torá. Quanto mais com um homem que se levantar à noite para estudar a Torá, pois todos os justos no Jardim do Éden estão atentos à sua voz e do Santo, bendito seja Ele, está entre eles, como eles dizem "Os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faze-me, pois, também ouvi-la " (Cântico dos Cânticos 8:13)

Nenhum comentário: