quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

9. "O Arco-íris"



































Rabi Yehuda diz que o arco-íris aparece para lembrar as pessoas da promessa de Deus de nunca mais destruir o mundo, e nós também ouvimos dizer que o arco-íris aparece quando não há pessoas justas para proteger o mundo. Quando Rabi Eleazar fala sobre as cores verde, vermelha e branca do arco-íris, que correspondem aos três patriarcas, Rabi Aba discorda da sua nomeação de cada cor. Ele termina falando sobre a letra YUD no nome de Pinchas, e menciona que Nadab e Abihu foram reencarnados em Pinchas.

34. "Pinchas, o filho de Eleazar, o filho de Arão o sacerdote, jogou minha ira longe dos filhos de Israel..."(Números 25:11). Rabi Yehuda começou: "Lembra, te rogo gora, quem foi inocente alguma vez pereceu? Ou onde foram destruídos os retos?" (Jó 4:7). Nós aprendemos que quem quer que veja o arco-íris em todas as suas cores deve dizer uma benção: "Bendito seja Aquele que não esquece a promessa", pois este é o sinal de uma santa aliança que o Santo, bendito seja Ele, colocou sobre a terra de que as águas da inundação não irão cobrir-la novamente. Isto porque, quando o número de pecadores aumentar em todo o mundo, o Santo, bendito seja Ele, quer destruí-los, mas então ele relembra para eles aquele juramento que Ele jurou à terra, para ele é duas vezes escrito "não"- "Não vou amaldiçoar... nem destruirei novamente..."(Genesis 8:21). E duas vezes “não” constitui um juramento, como é dito: "como jurei que as águas de Noé não deveriam mais sobrepujar a terra" (Isaías 54:9).

35 A. Rabi Yosi disse: "Um arco-íris vem para proteger o mundo. É como uma rainha trajando vestimenta real que aparece antes de cada vez que o rei está prestes a punir o seu filho, porque ele pecou contra ele. O rei a vê e a cólera de seu filho o deixa e ele se alegra com ela, como está escrito: "e eu o verei para recordar a aliança eterna" (Genesis 9:16). E este é o motivo porque um arco-íris aparece no mundo, apenas na real vestimenta de Malchut. Estas são as três cores: branco vermelho e verde, que sugerem as três colunas. Quando existe uma pessoa justa no mundo, ela personifica o pacto e, portanto, protege o mundo. Mas se não há pessoas virtuosas, então existe um arco-íris, indicando que o mundo está prestes a perecer, mas sobrevive por causa disto.

35 B. Rabi Elazar disse: Esse arco-íris, ou seja, Malchut, nunca usou nada exceto a vestimenta dos patriarcas, ou seja, Chessed, Guevurá e Tiferet de Zeir Anpin, ou seja, verde, vermelho e branco. O vestuário de Abraão é 'verde', e já era desta cor quando Ismael nasceu. 'Vermelho' é Isaac, que adquiriu esta cor quando Esau nasceu dele. Este vermelho estende-se até o planeta Marte - Ma'adim (de vermelho - Hb. Adom), na qual Esau se apóia. 'Branco' é a cor das vestes de Jacob, cujo bom semblante nunca muda, pois sua família era perfeita e nele não havia defeito.

35C. Rabi Aba disse: Está bem, mas o luminar sagrado, ou seja, Rabi Shimon, disse, 'Branco' é Abraão, que foi purificado ('branqueou') no branco calor do fogo por Ninrod, quem o lançou ao fogo (“Ur”) dos Caldeus. "Vermelho’ é, obviamente, Isaac, e 'verde' é Jacob, que está entre as outras duas cores, pois o verde inclui o branco e o vermelho, que também representam as cores do Sol. E a cerca de Jacob está escrito, “Jacob não se envergonhará agora, nem seu rosto empalidecerá como cera" (Isaías 29:23), porque toda a família era perfeita. E a interpretação disto é: "Jacob não se envergonhará agora" porque ele não será visto em vermelho como Isaac, que gerou Esau. "Nem deve agora seu rosto empalidecer". Isto significa que ele não será visto em branco como Abraham, que gerou Ismael. Em vez disso ele tomou as cores branca e vermelha e envolveu-os para adornar-se nos seus antepassados. Incorporou dentro de si dois patriarcas, Abraão e Isaac que são o branco e o vermelho e por isso sua cor é o verde, que inclui o branco e o vermelho. E o arco-íris, ou seja, Malchut, usa estas vestes branca, vermelha e verde quando aparece diante do Rei, Zeir Anpin.

35D. Venha e veja: O segredo da santa aliança é a letra Yud que se adorna com uma impressão celestial, ou seja, a Diadema de Yesod de Zeir Anpin e está gravada para sempre na eterna aliança. E porque Pinchas foi zeloso para o pacto, a letra Yud foi inserida na grafia de seu nome. A letra Yud na ortografia de "Pinchas" é pequena, que é o segredo de Malchut, o segredo da Diadema de Yessod. Esta Yud que converte “Pinchas” em “Piy-njas”, é definitivamente que emanou da sagrada Yud Superior porque Malchut emanou do Yud do Tetragramaton. E é por isso que PINCHAS tem uma existência perfeita diante do Rei Sagrado e nunca perecerá do mundo. E por causa disto ele estava sem pecado pelo que fez em Peor. Pois Já que ele nunca se perdeu da santidade do mundo. "ou onde os justos foram destruídos?" (Jó 4:7): isto refere-se a Nadab e Abihu, quem não foram cortados do mundo porque suas almas encarnaram em Pinchas, que os corrigiu.

O Pastor Fiel

Ra'aya Meheimna (o Pastor Fiel)

36. O Pastor Fiel disse-lhe: O que você disse é bom, pois Elias é Pinchas, que foi zeloso para o pacto, é preciso estabelecer novos e importantes interpretações sobre ele. É por isso que esta Porção da Torá se chama Pinchas, em honra dele, isto é, de Elias, que estava encarnado em Pinchas, de quem se disse: "Eu tenho sido muito zeloso "(I Reis 19:10). Isto refere-se a duas formas do zelo, um para o nome celeste de Shadai, Yesod de Zeir Anpin, e outro pelo nome inferior de Shadai, o Todo Poderoso Metatron chamado “Shadai”. E é por isso que ele fez dois juramentos para dois deles e é duas vezes escrito, 'Não, não.'

37.
Mas rabino Yehuda disse: Quem vê um arco-íris de cores brilhantes devem recitar a bênção, "Bendito seja Ele que se lembra da aliança”. No exílio o arco-íris não brilha nas suas cores próprias porque no exílio Malchut não recebe a unificação das três colunas, que são representadas pelo segredo das três cores do arco-íris. Além disso, às vezes ele apenas brilha e em outros tempos ele não brilha em absoluto. As cores do arco-íris sugerem os méritos dos Sacerdotes, Levitas, e Israelitas. Quando o arco-íris é radiante representa a união das três colunas.

38. Levante-se agora, Rabi Yosi da Galiléia, e diga, já que você disse coisas bonitas no discursso anterior, que o arco-íris só vem para proteger o mundo. É como a rainha que, cada vez que o rei a vê, cancela a ira dele por seu filho, como está escrito: “E o verei e me recordarei da aliança perpétua” (Genesis 9:16). A razão de que o arco-íris apareça somente para proteger o mundo é que ele é uma parte do segredo de Malchut, como já foi explicado antes. Somente aparece em vestuário real precioso, devido ao segredo das três colunas.

39. Ele pergunta, mas como a rainha pode pôr vestuário real, o segredo das três colunas, no exílio? Já que no exílio O Sagrado, abençoado seja Ele, se afasta da rainha. A resposta é que no exílio ela não usa vestuário real, mas é vestida na obscuridade sombria, ou seja na escuridão, e diz: "não me fite, porque sou morena" (Shir Hashirim 1:6). Ao contrário, o arco-íris que se vê no exílio não é outro senão o Anjo Metatron, chamado 'Shadai', e ele é "o empregado " de Zeir Anpin "o mais velho da sua casa, e era ele que governava tudo o que ele tinha" (Gênesis 24:2), enquanto seus filhos, ou seja, aqueles que alcançaram Ruach do aspecto de Metatron, são chamados servos do Sagrado, abençoado ser Ele'. Os filhos da rainha, ou seja, aqueles que alcançaram Nefesh de Malchut de Atzilut, são chamados filhos. Esta é a razão porque rezamos como filhos ou como empregados.

40.
Quando o Templo foi destruído, portanto nos dizem, os empregados expuseram as suas cabeças na vergonha e os homens de ação foram diminuídos e enfraquecidos. Este termo 'homens de ação' é definitivamente derivado do nome de 'Malchut, sobre o qual é dito: "Muitas filhas agiram valentemente, mas você superou todas elas" (Provérbios 31:29). Ou seja, superado quanto à ação, pois Malchut é chamada “Ação”. No entanto, se houver uma pessoa justa cujos méritos e ações são capazes de iluminar Malchut e tirá-la do vestuário negro , literalmente e não secretamente, e vestí-la com as suas vestes de cores brilhantes de segredos da Torá, o que está escrito sobre ela? " E eu verei e me recordarei da aliança perpétua". "E eu vere isto" - refere-se aos segredos brilhantes da Torá, já que a luz é chamada 'um segredo', ou seja o valor numérico de OR (Luz em hebraico) é o mesmo de RAZ (em hebraico, segredo). Assim, a Luz significa todos os mistérios da Torá, como é dito: "Porque o mandamento é uma lâmpada, a Torá é Luz" (Provérbios 6:23).


41.
Quando Ele vê o arco-íris, ou seja Malchut, a sua raiva em seu filho o abandona, "Então a ira do rei foi pacificada" (Ester 7:10). Então o rei disse a ela, com a oração Amidah antes dele, "Seja qual for tua petição te será outorgada e seja qual for seu pedido ..." (Ester 5:6). Então ela pede a sua redenção e a de seus filhos, como é dito: "Seja dada a minha vida por minha petição, e meu povo por meu pedido" (Ester 7:3). Mas um arco-íris que aparece no mundo na hora do exílio é do servo,ou seja, Metatron. Ou seja, a iluminação do matrimônio celestial veste Metatron que é o portador das TRE cores do arco-íris, que são as três colunas. E às vezes ela sai completamente, quando seus filhos atuam corretamente, enquanto em outros tempos ela não sai completamente, quando seus filhos não atuam corretamente.

42. (o começo se omite) e aqueles que fazem os seus atos agradáveis ao Rei são zelosos de seu nome, santificando-o em público, como eles o santificam no céu entre os anjos que são designados sobre as outras nações - cada anjo é conhecido pelo nome da nação. Israel, contudo, é conhecido em cima pelo nome Yud Hei Vav Hei, que é a fonte vital de todos os nome.

43.
E cada nome testemunha sobre Ele, sobre o Sagrado, Bendito seja. O nome El testemunha que Ele pode vencer qualquer outro deusl, como é dito: "mas quanto a mim, eu buscaria a Deus" (Jó 5:8). El é o amo de todo deus. Elohim testemunha de que El é o Deus (Elohim) dos deuse. Adonai testemunha de que Ele é o Senhor (Heb. Adon) dos senhores. E assim é com cada nome. E cada um tem um anjo bom e cada grupo de anjos é conhecido pelo nome de seu rei. Israel, no entanto, é conhecida por ele pelo nome Tetragramaton.

44. E o segredo da questão é que assim como um homem pode ter um número de cavalos, todos os filhos de Israel são filhos de Adão; o valor numérico das letras de “Adão (Adam)” é igual ao “Tetragramaton” quando este se soletra com a letra Aleph, pois as almas de Israel constituem a progênie de Zeir Anpin e Malchut. E cada filho deve ser como um cavalo e besta de carga para o seu pai, e estará sujeito a ele. Este segredo se expressa assim: "Hashem, Você conserva o homem e a besta" (Tehilim 36:7). Pois o povo de Israel são os filhos de Adão, que é o Tetragramaton soletrado com a letra Aleph (A letra Yud soletrada soma 20; Hê soletrada com um Aleph soma 6; Vav soletrada com um Aleph, soma 13; e a Hê final soletrada com um Aleph, soma 6. A soma dessas letras é 45, que é o valor numérico das letras hebraicas do nome Adam. E elas colocam-se como uma besta embaixo dele.

8. "A partir de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot"











Rabi Eleazar explica a Rabi Chiya o significado dos dias mencionados no título desta seção. Ouvimos que isso se refere a ordem em que Deus levanta seu braço direito e o estende para abraçar Malchut e unir-se com ela. Isto inclui a purificação e o jejum que os filhos de Israel fazem neste momento.

27. Rabi Chiya disse ao rabino Eleazar, gostaria de discutir estes dias de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot. Rabi Elazar disse, mas nós já os estudamos e os companheiros fizeram comentários sobre eles. Rabi Chiya disse, Claro, mas ouvi dizer algo sobre eles, do grande Luminar Sagrado, Rabi Shimon. Ele lhe disse: Conte-nos. Ao que Rabi Chiya respondeu, esta compreensão derrubou minha mente. E isto não está claro como deveria. Rabi Elazar disse, apesar de os companheiros já terem discutido este assunto, e é bonito, a finalidade destes dias é o segredo da sabedoria, entre os ceifeiros do campo, ou seja, entre aqueles estudiosos que já completaram todas as classificações de Malchut, que é designada “Um Ceifeiro”.

28. Venha e veja: A ordem da unidade é tudo em um, Como é isso? Temos aprendido, Ele começou: "Hashem tornou nu Seu Santo braço" (Isaías 52:10). Este braço é a Coluna esquerda de qual dependem a salvação, vingança e redenção. Mas por que é que Hashem deixou nu este Seu Santo Braço? Foi para levantar da poeira o Povo de Israel, que é Malchut, e dar boas vindas a ela com Zeir Anpin e unir a ambos. Quando aquele braço levanta- se contra Israel por seus pecados, existe muito medo presente em todo o mundo, até que Sua ira seja aplacada e Ele descanse esse braço sob sua cabeça para unir-se a ela, como é dito: "Sua mão esquerda está sob minha cabeça..." (Shir Hashirim 2:6). E, em seguida, o juízo descansa e Ele expia os pecados.

29. Mais tarde, a coluna direita vem para abraçá-la. Então a alegria envolve o mundo, e todas as faces brilham. Subsequentemente, ela, Malchut, se une ao corpo, ou seja, a coluna central, e então tudo é chamado "um sem cisma", porque a Coluna Central incorpora a direita e a esqueda. Então tudo é perfeito e tudo é alegria e eles, Zeir Anpin e Malchut, certamente unem-se, o que não é o caso em outras épocas.

30. A ordem destes dias, a partir de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot, é como segue. Em Rosh Hashaná, o braço esquerdo é desperto, ou seja, a coluna esquerda de Zeir Anpin, para saudar a rainha. O mundo inteiro está, em seguida, com medo do Juízo, e todo o mundo tem de estar em completo arrependimento perante o Santo, bendito seja Ele. Mais tarde, sobre o nono dia do mês, a Rainha chega ao palácio acompanhada, e os homens do templo, ou seja, os filhos de Israel, alegram-se e mergulham no rio para se purificar para serem dignos do casamento da Rainha com Zeir Anpin, no dia seguinte, ou seja, o dia dez do mês, Yom HaKipurim. Porque a união se consuma quando Zeir Anpin coloca sua mão esquerda sob sua cabeça, de acordo com o texto, "Sua mão esquerda está sob a minha cabeça". (Cântico dos cânticos, 2:6)

31. Então, no décimo dia Israel jejua por seus pecados e faz penitência. Porque a Mãe Celestial, ou seja, Binah, vê com benevolência a Malchut no acasalamento, porque em Yom Kipur, Malchut se levanta e veste a Binah, e faz penitência para todos os acompanhantes do templo, ou seja, Israel, pois o lado esquerdo de Zeir Anpin a saúda neste dia, já que a cabeça de Malchut descansa à esquerda.

32. No primeiro dia de Sucot, a Coluna Direita de Zeir Anpin começa a avançar para Malchut para abraçá-la. Este é o significado oculto do verso, "E a sua mão direita me abraça" (Cântico dos cânticos 2:6). Então todos se alegram e todos os rostos brilham. Uma das maneiras de se alegrar está em deitar água pura sobre o altar. As pessoas devem ser felizes alegrando-se de muitas maneiras diferentes. Isto é ocasionado pelo lado direito de Zeir Anpin, pois cada vez que o lado direito, ou seja , Chassadim, repousa, há de haver alegria para todos. Então, dessa forma, ela está feliz por ser abraçada.

33. Mais tarde, no dia de Shmini Atzeret (Oitavo dia da Assembléia), é Simchá Torá, acontece então o acasalamento do corpo, ou seja, a Coluna Central, chamada corpo está se realizando. Este é o acasalamento de todas as partes, já que inclui o acasalamento do Lado Esquerdo de Rosh haShaná e Yom Kipur, assim como o acasalamento do lado direito do Festival de Sucot, pois a Coluna Central incorpora a direita e a esquerda. Assim, tudo é um e essa é a perfeição de tudo. E este é definitivamente o dia de Israel. Pertence unicamente a eles, pois nenhum outro povo participa dele. Não é como o Festival de Sucot, quando se sacrificam 70 touros para as 70 nações, porque as nações não participam em Shemini Atzeret. Feliz é Israel, neste mundo e no mundo que virá. Sobre eles é escrito, "Porque você é um povo santo, de Hashem seu Elohim" (Devarim 14:2).

7. "O traje desse mundo"








Rabbi Eleazar deduz de alguns versos em Zacarias que uma pessoa de más ações é aquela que faz uma vestimenta suja para seu espírito e que ninguém será feliz mesmo que eles possam vestir a mais apropriada veste no próximo mundo. Em seguida os rabinos sentam na sombra de uma rocha enquanto fazem uma pausa de sua viagem, e Rabbi Eleazar diz, "Sombra é sem dúvida a alegria da alma".

23. Rabbi Eleazar começou: "E ele me mostrou o Sumo Sacerdote Josué, de pé perante o anjo de Hashem..." (Zacarias 3:1). Venha e veja: Ai daqueles que não olharem para a honra de seu Mestre e não prestarem atenção ao fato de que diariamente Ele emite uma proclamação sobre eles. Quando uma pessoa observa os mandamentos da Torá, muitos defensores surgem para lembrar seus pontos bons, mas se uma pessoa transgredir os mandamentos, suas ações o acusam diante do Sagrado, bendito seja Ele. Nós temos dito que Josué foi um Sumo Sacerdote. E o que está escrito sobre ele? "... e o adversário levantou sua mão direita para contrariá-lo" (Ibid.). Se assim foi para ele, então quanto mais para os comuns mortais que não respeitam a honra de seu Mestre.

24. Olhe o que está escrito: "Agora Josué estava vestido em trajes imundos..." (Ibid. 3). Isto foi explicado. No entanto, as vestes sujas foram certamente as vestes em que o espírito é atirado ao mundo. Feliz é o destino daquele cujas vestes são reparadas e completas neste mundo! Nós já aprendemos com que roupas se vestem todos aqueles que são enviados ao Inferno, que estas roupas são eles que o vestem. Aqui está escrito: "Agora Josué estava vestido com roupas sujas e ele estava diante do anjo". Que Anjo? O Anjo nomeado para ordenar no Inferno e que também é designado para ser encarregado de todos os que ele vê em tais roupas. Então uma voz disse: "Retire a roupa suja dele" (Ibid. 4).

25. Portanto as más ações de uma pessoa compõem o imundo vestuário para ele. "E disse - lhe: “Considere que eu quitei de ti tua iniquidade, e eu vesti você num traje de festa" (Ibid.). Por isso eles o vestiram em outras vestes mais adequadas em que a pessoa pode observar o esplendor da honra de seu Mestre!

26. Venha e veja a semelhança: Pinchas, que não deixou este mundo até que tivesse mudado em outras vestes adequadas cujo espírito desfrutaria no próximo mundo, teve que, em uma hora retirar uma e colocar outra para cumprir o que está escrito: "Eis que lhe dou a paz da minha aliança" (Números 25:12). Enquanto eles estavam em seu caminho e o sol estava forte, eles sentaram sob a sombra de uma rocha no ermo. Disse Rabbi Eleazar, Sombra é, sem dúvida, a alegria da alma.



6. "Detentor do Pacto"
















Rabi Yesa interroga-se por que razão os filhos de Israel foram exilados para Babilónia e choraram, lembraram-se de Sião e não de Jerusalém. A resposta de Rabi Shimon é que todo propósito dos Justos, Yesod, é dar bênçãos, e se a Shechiná está no exílio, não há ninguém para dar bençãos, e portanto, os Justos pereceram. Rabi Yesa diz que quem respeita Deus é homenageado em sua vida e em sua morte, como foram Yossef e Pinchas. De Rabi Shimon nós aprendemos porque a Pinchas foi concedido o sacerdócio, apesar de ter cometido assassinato e todos aqueles que matam são normalmente impedidos do sacerdócio.

17. Rabi Yesa começou: "Junto dos rios da Babilônia, ali nos sentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião" (Salmos 137:1). Ele pergunta, não deveriam ter dito Jerusalém uma vez que está escrito, "Se eu me esquecer de ti, oh, Jerusalém, esqueça-me a minha direita da tua destra" (Salmos 137:5). Por que, então, "quando nos lembramos de Sião"? E ele responde: é como um homem que teve um precioso e belo palácio, e os ladrões entraram e o queimaram. De quem é a angústia senão do proprietário do palácio? Aqui também, e de quem é a angústia quando a Shechinah está no exílio, se não a do Justos, ou seja YESOD? E isto encaixa-se com aquilo que eles ensinaram, como está escrito: "Os justos perecem" (Isaías 57:1) literalmente, pereceram. Porque todo propósito de Yesod é emanar. Mas se a Shechinah está no Exílio, não há ninguém a quem emanar. É como se não existisse, mas tivesse perecido. Aqui também, "quando nos lembramos de Sião", significa quando nos lembramos da angústia de Sião, que é Yesod, por causa da necessidade de união, por isso se angustia de fato.

18. Rabi Yesa disse: Quem quer que respeite o nome de seu mestre neste assunto, e mantém o Pacto, tem o privilégio de ter o seu Mestre respeitando-o totalmente. Como é que sabemos isso? Porque com relação a Yossef, está escrito, "Ele o fez viajar na segunda carruagem que ele tinha... e o fez soberano sobre todas as terras ao longo do Egito" (Genesis 41:43). Além disso, quando Israel atravessou o mar, o caixão de Yossef entrou na água em primeiro lugar e as águas na frente dele foram incapazes de permanecer como eram. Por isso, está escrito: "O mar o viu, e fugiu" (Salmos 114:3). Qual é o significado da expressão "e fugiu"? O mar o viu (sobre o que está escrito), e fugiu," (Gênesis 39:12).

19. Vinde e vede: Ele foi homenageado em sua vida e em sua morte. Porque na sua vida? Porque durante esse tempo ele não quis entregar-se à esposa de Potiphar, como está escrito: "Mas ele recusou, e disse à esposa de seu mestre..." (Gênesis 39:8). Como está escrito, “que ele não deu ouvidos a ela, para mentir por ela, ou estar com ela" (Gênesis 39:10). Por esse motivo, ele foi homenageado neste mundo. Pois está escrito: "E ela lhe surpreendeu por seu disfarce... e ele fugiu, e deixou seu domínio natural". Porque Yossef fugiu se fez merecedor de penetrar, depois de sua morte na cortina celestial que está no templo Do Sagrado dos Santos. E assim foi conveniente para ele, receber o que lhe cabia neste mundo e no outro mundo.

20. Pinchas foi privilegiado neste mundo e no próximo, e foi capaz de viver e existir mais do que todos aqueles que saíram do Egito. Ele também mereceu servir como Sumo Sacerdote, tanto ele como todos os filhos depois dele. No entanto isto é errado, há quem diga que ele já tinha merecido o sacerdócio anteriormente. Em caso afirmativo, como devemos compreender as palavras, "porque ele foi zeloso para seu Elohim"? (Números 25:13), cujo significado é que ele ganhou o sacerdócio por causa desta ação e não tinha ganho isto anteriormente.

21. Ele responde: Venha e veja, qualquer sacerdote, que mata uma pessoa é considerado impróprio para o sacerdócio para sempre, porque ele tem perturbado o seu próprio estatuto, já que o sacerdócio é o estatuto de Chesed e matando uma pessoa contradiz isso. Desde que Pinchas matou Zimri e Cozbi, ele estava legalmente impedido de permanecer um sacerdote. Mas porque ele foi zeloso para o Sagrado, abençoado seja Ele, Ele teve de reintegrá-lo, e também a sua semente depois dele para todos os tempos, para o sacerdócio. Este é o significado das palavras, "porque ele foi zeloso para seu Elohim". Rabi Yitzchak disse, Venha e veja: Pinchas é lembrado acima e abaixo (no céu e na terra). "Acima" (no céu) significa antes que ele veio ao mundo. A razão pela qual seus atos foram registrados abaixo (na terra) é que ele estava entre os que saíram do Egito.

22. Rabi Eleazar, Rabi Yossi e Rabi Chiya estavam caminhando no ermo. Rabi Yosi disse, isto está escrito relativo a Pinchas, "Eis que eu lhe dei a minha aliança de paz" (Números 25:12 ), se refere a paz do Anjo da Morte, o anjo que nunca terá controle sobre ele ou terá poder de julgá-lo. Se você dissesse que ele não morreu, cometeria um erro. Ele morreu, mas certamente não da mesma forma que os outros e ele viveu mais do que todos os outros da sua geração, porque ele manteve o pacto celeste. E quando ele deixou este mundo ele afastou-se de seus companheiros mortais com uma suprema saudade e com maravilhosa devoção.