terça-feira, 10 de julho de 2012

A Carruagem de Metatron











198. E há uma Carruagem abaixo, composta de Netzah, Hod, Yesod de Zeir Anpin, que é METATRON, apelidado o pequeno homem; e em sua Carruagem que é PARDES, eles estão se precipitando do mar da Torah, como um rio cujas águas estão fluindo com grande rapidez e força em direção ao mar, jorrando de seu Pomar, chamado: Ben Azzai e Ben Zoma, aquele outro (Elisha ben Abuyah) e Rav Akiva" (Talmud Bavli, Hagigah 145). os três primeiros foram feridos pela força da fluência das águas de Chokhmah, que são chamados "Pardes" (Pomar) e somente Rav Akiva entrou em paz e "saiu em paz". E nós realmente temos aprendido isto.

199. Pois ele, METATRON, é o pássaro que espiou Rava BarbarHannah sobre a praia do mar da Torah quando o mar, que é o segredo de Malkhut, subiu e atingiu seus tornozelos, isto é, o fim de sua Netzah e Hod, chamados tornozelos, e suas cabeças atingem o topo dos céus, que é Zeir Anpin e três delas estão com defeito, que é o segredo dos Pardes, como acima. E três delas não estão com defeito porque elas contém muitas águas de Chokhmah, mas por causa da força da fluência das águas de Chokhmah nelas (BabaBatra, 736). Que é para dizer que eles são enganados e forçados com regulamento, e assim nós temos aprendido.

200. As primeiras três letras do alfabeto, Aleph, Bet, Gimel, os inclui, que são componentes da Carruagem de Metatron, pois o valor numérico destas três letras é (1+2+3) = 6, que é o número de letras no nome METATRON (Mem, Tet, Tet, Resh, Vav, Nun).
A quarta letra do alfabeto, Dalet, é o segredo de "Uma pequena voz" (I Kings 19:12) que é o segredo de Malkhut, pois o Rei vem lá (Talmud Bavli, berakhot 58a), por isso (Malkhut) é um homem para sentar sobre o trono, desde que Malkhut é o segredo de um homem que se senta sobre este trono de Metatron.

201. A letra Aleph é escrita como uma linha inclinada na diagonal da esquerda para a direita, com a letra Yud acima à direita e a letra Yud à esquerda abaixo da linha. O Yud acima situa-se nas águas superiores, que é o segredo de Zeir Anpin, o Yud abaixo, nas águas inferiores, que é o segredo de Malkhut e não há nada entre eles além de um fio de cabelo, que é a letra Vav, escrita como uma linha no meio da letra Aleph, e desenhado entre as duas letras Yud está o segredo do firmamento, que é o segredo da cortina que "divide as águas das águas" (Gênesis 1:6), que aí deve ser uma distinção entre macho e fêmea, e por isso está escrito: "E separe-as..." (Gênesis). E o significado profundo deste assunto está a seguir: Na combinação de dois nomes divinos, o TETRAGRAMMATON

(Yud, Hei, Vav e Hei) e ADONAI (Aleph, Dalet, Nun, Yud), a saber YUD ALEPH HEI DALET VAV NUN HEI YUD (pegando uma letra alternando cada uma delas). O superior ou primeiro Yud da combinação, são as  "águas masculinas" superiores e o inferior ou último Yud da combinação, são as  "águas femininas" inferiores. As seis letras Aleph, Hei, Dalet, Vav, Nun, Hei que vem entre as duas letras letras Yud são assim o valor numérico da letra Vav, que é o segredo de Metatron, que é o Vav entre dois Yuds na forma de letra Aleph.
****
202. Novamente, Yud é um ponto, que é o segredo de Chokhmah Superior. Vav é o segredo da Roda que gira com as seis Sefiras: Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah, Hod, Yesod. E não há movimento na roda junto às seis Sefiras intermediárias, no valor numérico de Vav, mas somente no ponto, pois tudo que está em Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah, Hod e Yesod é recebido deste Yud. E este ponto é a união de TUDO,é é testemunha para aquela união que é EIN SOF (o UM INFINITO), que é único e sobre quem os sábios ensinam que aquele tem proclamado Sua união na intenção de estabelecer Seu reinado sobre os céus e terra e as quatro direções da bússola. Este é o segredo do Aleph (cujo valor numérico é um).


Bet (valor numérico2) é o segredo do Céu e Terra, que são Zeir Anpin e Malkhut. Gimel (valor numérico 3) é o segredo do pilar que os conduz, que é o segredo de Yesod. Dalet (valor numérico 4) é o segredo das quatro bestas da Carruagem.
Hei (valor numérico 6 'He+ Aleph') é o segredo dos 6 degraus acima do trono, que são chamados Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah, Hod e Yesod.
Novamente. As primeiras nove letras do alfabeto Aleph, Bet, Gimel, Dalet, Hei, Vav, Zayin, Chet, Tet são o segredo do homem, ou seja, Malkhut, que é a décima sefira de Zeir Anpin que é chamada ADAM (Homem). Este é o segredo do Tetragrammaton completado com Aleph, resultando o valor numérico de Adam (Aleph, Dalet, Mem, isto é, 1+4+40=45.
As nove Sefiras de Zeir Anpin se equiparam às nove letras. Felizes são aqueles de Israel que conhecem o segredo de seu Mestre.












Nenhum comentário: