sábado, 12 de janeiro de 2013

13 "Já que o vento passa por cima disto, e não é"












13. "Já que o vento passa por cima disto, e não é"

O rav Aba, o Rav Yosi e o Rav Chiya discutem o verso de título, e aprendemos que "o vento" é o espírito oculto e sagrado que é oculto contra todo o mundo; isto é o segredo de Enoch que se tornou Metatron.
**********
84. O Rav Aba e o Rav Yosi subiram meia-noite para ocupar-se na Torá. Eles ainda estavam sentados e ocupavam-se na Torá, quando o Rav Yosi disse: O comentário de Rav Chiya sobre o VERSO "Quanto ao homem, os seus dias parecem-se com a grama" (Tehilim 103:15) é belo, mas o que é ensinado sobre o fim do verso: Já que o vento passa por cima dele, e não é; e o seu lugar não mais conhece isto" (Tehilim 103:16). Ele respondeu, é certamente como se segue: "Quanto ao homem, os seus dias são como a grama" é como explicou RAV CHIYA. "como uma flor do campo" - esto é o campo conhecido, a SABER MALCHUT. 'assim ele florece' significas que ele é renovado e volta como outrora.
**********
85. "Pois o vento (espírito) passa por cima dele e não é." Isto é o celeste oculto e o Espírito Sagrado, que é ocultado de todos, a SABER O ESPÍRITO DE BINAH, que engolfa METATRON e logo "não é."E esto é o segredo de Enoch, sobre o qual a Sagrada Escritura diz: "e ele não foi, já que Elohim o tomou" (Beresheet 5:24). A referência aqui é ao mais alto Elohim, a SABER BINAH, quem é um espírito superior, escondido e oculto. "e o seu lugar não o conhece mais": Isto é o pequeno espírito de METATRON que é tragado pelo espírito superior de BINAH. E o que está escrito além disso? "Mas o amor firme (Heb. O Chesed) de Hashem é da eternidade para a eternidade" (Tehilim 103:17). Isso significa que o Sumo Sacerdote, QUE É CHESED, o introduz para o Santo dos Santos e o leva e o faz nascer como antes: "sua juventude se renova como as águia's" (Tehilim 103:5) e ele se torna um jovem novamente.
Moisés diz a Rav Shimon que esta explicação é incompleta porque ele não diz o que significa "passa por cima dele" . O rabino Shimon diz que isto se refere à Raiva, e que o verso deve ser aplicado àquele que morre sem filhos. Tal pessoa deve realizar uma modificação do lugar, uma modificação do nome e uma modificação da ação. Porque a sua expressão é tão modificada, o anjo mau cujo nome é a Raiva o passará porque ele não será reconhecível. Rav Shimon aconselha alguém que vive em uma cidade onde ele é incapaz de guardar os mandamentos e onde ele não está estudando a Torá com sucesso, para mover-se a um lugar onde ele possa replantar-se entre pessoas boas, os sábios da Torá. Por fim somos lembrados que a coisa mais importante não é falar sobre a Torá mas executar os seus preceitos.
**********
O Pastor Fiel
86. Disse o Pastor Fiel: luminar sagrado, o comentário ACIMA de Rav Aba, Rav Chiya, e Rav Yosi no VERSO "QUANTO AO HOMEM, OS SEUS DIAS SÃO COMO A GRAMA" é muito bonito, mas que tal "o vento passa por cima dele e não é"? Aqui o assunto tem que ser desenvolvido. Qual é o significado "de passa (Heb. AVRAHI) por cima dele"? E RESPONDE, ele refere-se a 'raiva (Heb. evrah), ira e indignação' (Tehilim 78:49), em que é um desses maus anjos, AQUELE CHAMADO 'RAIVA', E ESTE É O SIGNIFICADO DO VERSO 'O VENTO PASSA POR CIMA DELE,' QUE,PORTANTO, DEVE SER INTERPRETADO 'O ESPÍRITO DA RAIVA ESTÁ SOBRE ELE'. E O VERSO DEVE SER APLICADO ÀQUELE QUE MORRE SEM FILHOS, QUE TRANSMIGRA.
**********
87. Na intenção de monitorar os pecados não devem reconhecê-lo, QUE MORREU SEM FILHOS, é necessário executar para ele uma modificação do lugar, uma modificação do nome, e uma modificação da ação. Isto é como foi com Abraão, como a Sagrada Escritura nos diz. "Retire-se do seu país, e da sua família" (Beresheet 12:1) e mude de lugar. "Seu nome não deve mais ser chamado Abram, mas o seu nome será Abraão", é a mudança do nome. E há também a modificação da ação, já que ele se modificou de fazer atos maus, como ele teve no início, para fazer atos bons. Uma coisa semelhante acontece ao espírito do homem que morre sem filhos, para do mesmo modo, O Sagrado, abençoado seja Ele, faz ao homem em bani-lo daquele mundo PORQUE ELE MORREU SEM FILHOS, e lhe traz a este mundo em uma REENCARNAÇÃO NO FILHO QUE NASCE FORA DO MATRIMÔNIO LEVIRATE DE SUA ESPOSA, e isto já foi discutido em cima.
**********
88. "Você modifica a sua expressão e remete-a fora" (Iyov 14:20). PORQUE ELE MODIFICA A SUA EXPRESSÃO QUANDO ELE O BANE DO MUNDO CELESTE, É DITO: "O vento passa (Heb. avrah) por cima dele," QUE ALUDE a um dos maus anjos CUJO NOME É a raiva (Heb. evrah) COMO ACIMA MENCIONADO. E quando ele vê que ele se alterou, quando ele o encontra, e outros demônios da destruição perguntam sobre ele: "é este Seu pecador?," Ele responde-lhes e diz: ele "não é," JÁ QUE ELE NÃO O RECONHECE, E ISTO É O SEGREDO DO VERSO "VOCÊ MODIFICA A SUA EXPRESSÃO."
**********
89. AGORA ELE EXPLICA O QUE É O SEGREDO DO VERSO "E BANÍ-LO". Quando ele é banido do seu lugar e implantado em outro lugar, a SABER DEPOIS QUE ELE JÁ INTRODUZIU UM CORPO NESTE MUNDO, é dito sobre ele: 'e o seu lugar não o conhece mais,' pois ' ele pegará outra argamassa, e emboçará a casa' (Vayikra 14:42), a SABER ELE TOMOU OUTRO CORPO DO PÓ DIFERENTE, JÁ QUE O CORPO É DENOMINADO A CASA. E este é o segredo de, "E ele decomporá a casa, as pedras dela, e a sua madeira" (Vayikra 14:45), a saber aqueles ossos, tendões, e carne que ele tinha devolvido ANTERIORMENTE ao pó. O que é escrito sobre isot? "e o pó será a comida da serpente" (Yeshayah 65:25), pois o PÓ QUE É COMPOSTO DO CORPO DO FALECIDO É DO ASPECTO DA SERPENTE, desde que ele foi afligido POR ISTO. E, PORTANTO, posteriormente " ele tomará outra argamassa, e emboçará a casa," ou seja constroi para ele ossos e tendões e é renovado, como uma velha casa que é feita nova, que certamente é renovada.
**********
90. E sobre "e o seu lugar não o conhece mais"? Isto É DITO SOBRE O SEU espírito, já que o seu pequeno espírito é engolfado no Espírito Divino. Isto é uma parábola para uma árvore que não está produzindo frutos. Eles tomam os seus ramos e o enxerto para uma árvore de melhor qualidade que produz frutos, combinando ambos um em outro. AGORA AMBOS produzem frutos. Sobre este momento é dito, "e o seu lugar não o conhece mais" DESDE ENTÃO ATÉ O LUGAR DO ESPÍRITO INCORRETO NÃO É RECONHECÍVEL.
**********
91. E portanto é com um homem que vive em uma cidade onde más pessoas vivem, e ele é incapaz de guardar os mandamentos da Torá e não é bem sucedido com a Torá. Ele deve modificar o seu lugar de residência e mover-se de lá, e instalar-se em algum lugar com pessoas boas, os sábios da Torá, que guardam os preceitos. Isto é porque a Torá é chamada 'uma árvore', como está escrito: "ela é uma árvore da vida àqueles que se agarram a ela" (Mishlei 3:18). O homem, também, é uma árvore, como está escrito: "já que o homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19), e os preceitos da Torá parecem-se com frutos. E o que está escrito sobre isto? "Só as árvores que você conhece que não são para alimentar, você as destruirá e reduzirá" (Devarim 20:20) Isto é, você a destruirá deste mundo e a reduzirá do mundo seguinte. É por isso que ele tem de desarraigar-se do lugar ONDE HÁ MÁS PESSOAS E ONDE ELE NÃO PODE TER SUCESSO COM A TORÁ E OS PRECEITOS, e ELE PRÓPRIO se implanta em outro lugar, entre as pessoas honradas, ONDE ELE PODE TER SUCESSO com a TORÁ E OS PRECEITOS.
**********
92. Como chamam o homem sem filhos 'estéril' e sua esposa 'estéril', assim também é a Torá quando desacompanhado por PRECEITOS é considerada estéril. Nisto aprendemos: 'não é a explicação da Torá a coisa principal mas a realização dela'. Os companheiros vieram e prostraram-se em frente dele e disseram: aprendemos certamente algo CLARAMENTE novo aqui - como um espírito pode ser incorporado no outro. Fomos como alguém cuja visão foi obscurecida e logo ficou clara. Originalmente tivemos só uma tradição sobre ESSES ASSUNTOS, mas agora eles foram claramente explicados.
**********

Nenhum comentário: