sábado, 12 de janeiro de 2013

14. Por que o justo é punido...














































14. "Por que o justo é punido pela iniquidade de sua geração?"

93. Além disso, nós aprendemos na Primeira Parte da compilação que o Outro Lado é mais tranquilo para ter controle sobre os justos do que qualquer outra coisa, porque ele então pode permitir não considerar o resto do mundo. Enquanto eles ainda discutiam isto, uma sombra os cobriu, e perguntaram: Como sabemos que ele prefere ter controle sobre os justos para controlar sobre o mundo inteiro? Sabemos isto por Jó. Pois O Sagrado, abençoado seja Ele, viu que a geração estava merecendo a aniquilação, e quando Satã veio para denunciar, O Sagrado, abençoado seja Ele,  lhe disse: "Tendo você considerado o Meu servo, Jó, que não há ninguém como ele na terra" (Jó 1:8) na intenção de salvar através dele a geração inteira. O assunto pode ser comparado com um pastor quando um lobo vem para devorar a sua tropa e destrui-los. Sendo sábio, o que o pastor faz? Ele dá ao lobo um cordeiro que é mais forte, mais gordo, e maior do que os outros, o líder da tropa, e o lobo, fora do seu desejo de ter controle sobre o cordeiro, esquece-se do resto da tropa. O que o pastor faz depois? Enquanto o lobo está preocupado com aquele cordeiro, ele foge com a tropa e traz-lhes à segurança. Depois, ele volta ao cordeiro e salva-o do lobo.

*****


94. Isto foi exatamente o que o Sagrado, abençoado seja Ele, fez com a geração. Ele ofereceu os homens justos para acusação na intenção de salvar a geração por sua conta. E se como Jacob, o homem justo é forte, o verso diz dele: "e um homem lutou com ele" (Genesis 32:25) é assim aplicado a ele. Isto é mais equiparado ao caso em que ele domina o acusador até ele dizer: "Deixe-me ir"(Genesis 32:27). Ele disse: Oh Sombra, Oh Sombra, que seja apenas como é. Feliz é porção do homem justo. Feliz é a porção daquele homem honrado que é forte em suportar aflições, e tanto mais aquele que, por meio das suas aflições, consegue superar o seu acusador que estendeu o seu controle sobre a geração inteira, e é considerado como se ele os tivesse salvado, e O Sagrado, abençoado seja Ele, aponta-o como pastor sobre eles no lugar do acusador. Isto foi como o Pastor Fiel veio para ser o pastor sobre Israel, e não somente, mas ele os controlará no mundo seguinte. E isto foi porque ele os salvou então eles não devem ser perdidos ao mundo seguinte, já que ele os guiou na Torá e boas ações.


*****

95. Enquanto eles ainda estavam falando, o próprio Pastor Fiel veio e disse-lhes: E por que o braço direito foi afligido? Por que o caminho de todos os médicos é deixar o sangue inicialmente do braço direito? Desde que o braço esquerdo é aquele que é mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado dele? Ou, para fazer a pergunta em outras palavras: Por que é que um homem justo sofre e o outro não? Ele respondeu: porque O Sagrado, abençoado ser Ele, não quer bater demais, e um Homem justo basta. Mas se a doença é séria e se espalha em todas as partes do corpo, o sangue é deixado do braço esquerdo também, ou seja outros homens justos sofrem também.
*****
96. Ele disse-lhe: Se dois deles não sofreram ao mesmo tempo, seria perfeito, mas que tal o caso de dois homens justos, um dos quais sofre de doenças e preocupações, enquanto o outro é tratado com a bondade? Porque é que, se a doença, ou seja os pecados da geração se espalham, o sangue não é deixado de ambos, ou seja ambas as pessoas honradas, que são os dois braços, para que a cura possa ser dada a todas as partes do corpo, ou seja a toda a geração. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e não se estende através de todas as partes do corpo, porque mais sangue é deixado do braço direito do que do esquerdo? Por que um é feito para sofrer e o outro não? Ele disse-lhe: Porque você não dá a resposta?
*****
97. Ele disse a ele: Certamente o corpo e os dois braços significam os três patriarcas e a cabeça de Adão. O braço direito é Abraão e o braço esquerdo é Isaac, enquanto o corpo representa Jacob. Dentro do corpo, o fígado é à direita, o baço à esquerda, esses que são as duas cascas (Klipot) de Esau e Ishmael. O coração é Jacob, entre eles. Os pulmões e os rins representam Abraão e Isaac, o pulmão que é água, insinuando em Chessed, já que o Pulmão desenha em todos os tipos de elixires, enquanto os rins são o fogo, que cozinha a semente que desce do cérebro.
*****
98. E desde que Abraão é a água, ou seja Chessed, se for por isso, a  sua descendência prejudica Chessed, ele coloca a sua descendência no exílio de Edom, que é matéria inútil de Guevurá da Esquerda, e lá eles recebem sua punição: por causa deles sendo o contrário de sua natureza. É por isso que o fígado e a irritação que está no fígado estão para a direita de Abraão, ou seja à direita do corpo, sua espada, ou seja Malchut da casca (Klipah) de Esau que é a irritação (Heb. marah). Sobre isto é dito: "mas o seu fim é amargo (Heb. marah) como absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados se tornam maiores no número entre os filhos de Abraão, entre aqueles que se estendem do lado de Chessed que são colocados no exílio de Edom, e doenças se espalham sobre eles do lado do fígado, eles têm de ser batidos e o sangue tem de ser deixado do braço direito, daqueles justos que vem do lado de Chesed, e não daqueles do lado de Guevurá, já que a falta está naqueles do lado de Chessed. E 'seja quem for que manda tomar o seu dinheiro é como se o seu sangue fosse derramado', já que ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto.
*****
99. Mas se os pecados ficam maiores em número entre os filhos de Isaac, isto é, aqueles que descendem dele prejudicam  prejudicam a elevação de Guevurá que é o segredo de Isaac, eles então são postos em exílio entre Ishmael, que é a Casca (a Klipah) do direito que é o contrário da natureza dos filhos de Isaac, para aumentar a sua punição. A doença se espalha para o do lado do baço, que é para a esquerda do corpo e controla os filhos de Isaac que prejudicou a natureza da esquerda. E o sangue, portanto, tem de ser deixado do braço esquerdo, isto é, daqueles justos que vêm do lado de Guevurá, e não de qualquer outro. Isto é porque os prejudicados aqui são aqueles que não vêm de Abraão, o braço direito, mas de Isaac, o braço esquerdo.
*****
100. E se os pecados ficam maiores em número entre os filhos de Jacob, ou seja aqueles que descem dele prejudicam a sua natureza, que inclui ambos os lados, Chessed e Guevurá, que são espalhados no exílio entre os filhos de Esau e Ishmael, ou seja nas klipot da direita e da esquerda, então a doença se espalha sobre o corpo, que é o aspecto de Jacob, e o sangue tem de ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles, ou seja aqueles desenhos de Jacob, de Isaac e de Abraão estão doentes juntos, todos eles desacreditaram das suas próprias raizes, a doença então sobe à cabeça, e o sangue tem de ser deixado das veias que estão na cabeça. E esses três tipos de pessoas justas, os descendentes de Abraão, Isaac e Jacob que se tornou uma Carruagem para Adão e o patriarcas, e adquire deles a força para sofrer tormentos e proteger a geração em todas as partes dos quatro ventos do mundo.
*****
101. Ai daquela geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, pois isso inclui também os homens justos entre eles, pois não há diferença entre Adão e os virtuosos de uma geração e os patriarcas e Adão. Isso ocorre porque esses justos são suas almas desenhadas por eles e sua angústia, a dor, angústia e sofrimento chega aos patriarcas e Adão. Ele parece-se com o mar quando um número de rios escorrem dele e retornam a ele, impuros e sujos, e o mar extrai a sua impureza e a sujeira. E por causa da força do mar, pois ele é forte, ele não sofre da sua sujeira, mas rejeita-o, e os rios permanecem claros e puros, sem aquela sujeira.
*****
102. Também pode ser comparado com uma mãe que limpa a sujeira de seus pequenos filhos. De tal maneira os patriarcas limpam os pecados e a sujeira de seus filhos, Israel, quando há entre eles pessoas de ações virtuosas, ações que são fortes o suficiente para sofrer tormentos, para o bem das gerações. Então não há nenhuma diferença entre eles, ou seja, e os patriarcas, já que eles limpam os pecados da geração como os patriarcas. Eles vieram e o cumprimentaram, o PASTOR FIEL, e disse-lhe: O Sinai, o Sinai, por cuja boca O Sagrado, abençoado seja Ele, e a sua Shechinah falam, quem é capaz de confrontá-lo em alguma assunto? Feliz é a nossa porção, que temos merecido rever e atualizar novos assuntos nesta Primeira Parte da compilação através de vós, de modo que a Shechinah possa dar luz no exílio.
*****
103. Ele disse: Mestres de cada geração, aqueles que foram ou serão durante o seu tempo, e quanto mais para o luminar sagrado, que é  Rabbi Shimon, cuja sabedoria brilhará em todas as gerações que vêm depois dele: não dê O Sagrado, abençoado seja Ele, tranqüilidade na Torá até que o Espírito Sagrado seja derramado em nós.  "Pois ninguém, senão você pode usar Metatron o grande príncipe, desde que o seu nome seja inscrito nas iniciais do seu, pois as letras iniciais da palavra METATRON, O Grande Príncipe são MEM, SHIN e HEI que soletram Moisés".

Nenhum comentário: