quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

15. “O pulso do paciente no exílio de Edom”


























15. O pulso do paciente no exílio de Edom


104. E agora existe a necessidade de um médico para saber o quanto o pulso do paciente, Israel tem pulsado no exílio de Edom, pois sobre isto é dito “que eu estou doente de amor” (Cântico dos canticos 5:8). Pois um número de médicos reuniu-se sobre ele para avaliar a velocidade do pulso na intenção de saber quando sua doença poderia começar e terminar, mas nenhum deles pode compreender, pois nenhum médico é competente para ouvir a pulsação deste paciente particular, pois existem pulsações de KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF, como o profeta disse sobre isso: “Assim como uma mulher com filho, cujo tempo do parto perto, está em aflição e chora suas dores (Isaiah 26:17)
*****
105. E todos os dez Shofar berram, que são KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF (onde KUF = Tekiah, SHIN = Shevarim, RESH = Teruah, estes sendo os diferentes sons feitos com o Shofar no Rosh HaShanah Mussaf em três grupos na sequência dada aqui) – são incluídos nos três para que haja uma mnemônica, ou seja KUF SHIN RESH, que são Tekiah, Shevarim, Teruah, pois estes são os únicos três sons que existem. A Tekiah (uma longa nota contínua) significa o comprimento do exílio. O Shevarim (três notas de média extensão) ensinam sobre proximidade do exílio, e a Teruah (série de nove notas staccato) sobre a vinda da redenção, pois os sons da Teruah ensinam sobre a coerção depois da coerção sem pausa entre eles. E claramente desde que as outras nações tornem o exílio de Israel mais difícil, esta é a coerção que eles exercem que traz a redenção mais perto.E portanto isto é, também, no nosso caso da pulsação do paciente: assim a pulsação vem rápido, uma após outra, sem espaço entre elas, a alma do homem o abandona.
*****

106. KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF, que são o segredo da pulsação do exílio, como acima, faz a mnemonica KUF SHIN RESH, que é Tekiah, Shevarim, Teruah, pelo qual a falsidade ( Hebrew: “sheker”, shin kuf resh, ou seja as mesmas três letras como na mnemônica) é retirada do mundo. Relativo a isso foi o juramento: “O Senhor fará a guerra com Amalek de geração a geração.” (Êxodo 17:16), pois a redenção virá pelas pulsações sugeridas em KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF. E então um elementar, um duplo, um triplo e quadruplo sim surgirá no Mundo, onde as letras do Tetragrammaton ascenderão juntas. Primeiro virá YUD, então YUD HEI, então YUD HEI VAV e então YUD HEI VAV e HEI, onde YUD é o som elementar, YUD HEI duplo, YUD HEI VAV é o triplo e YUD HEI VAV e HEI é quadruplo e o valor numérico deles juntos totalizam 72. No momento da redenção este nome 72 despertará. No momento de oração será respondido: “E portanto os justos verão e se alegrarão, os retos exultam e os piedosos regozijam-se na música.” A palavra em Hebraico é Uvkhen, o valor numérico destas letras é 78, ou seja com a adição do 6, que é o valor ad letra VAV. Esta adesão de VAV se refere a seis mil (dos anos desde a Criação). O Segundo Templo foi destruído 172 anos antes dos mil anteriores, no ano de 3.829 (Assim como consta no Talmud Bavli, Avodah Zara 9a).
*****
107. Enquanto eles ainda estavam sentados, eles viram uma sombra pairando sobre eles que veio e foi. Eles ficaram espantados. Disse Rav Abba: Yossi, meu filho, eu direi a você o que aconteceu comigo quando eu estava com o luminar sagrado, que é Rav Shimon, um dia quando nós estávamos caminhando no Vale do Ono, e nos envolvemos na Torah por todo o dia e por causa da intensidade do calor do sol, nós sentamos num nicho sobre uma pedra.
*****

108. Eu pedi a ele para explicar-me por que é que sempre que um número de malvados aumenta no mundo e o julgamento repousa sobre o mundo, os justos entre eles são castigados por causa deles? Por isto é que nós temos aprendido sobre os pecados das gerações: que é o santo e o justo que são pegos. Por que deve ser assim então? Pode ser porque eles (os justos) não advertem o mundo (os maus) sobre suas ações? Pois existem muitos que advertem, todavia, eles (os maus) não aceitam isto vindo deles (dos justos) porque eles não os escutam. É por isso que eles são pegos pelos pecados da geração? Ou talvez é porque o mundo não tem protetor e os justos são pegos e mortos de modo que os maus possam existir sobre o mérito deles (dos justos)? E eu perguntei a ele: Os justos não são para morrer e nem para ser pegos pelos pecados dos maus, mas se os maus são para perecer, então, este não seria um motivo de alegria para os justos que os maus deveriam perecer? (“E quando os maus perecem, existe alegria” (Provérbios 11:10).
*****
109. Ele disse para mim: Os justos são certamente pegos pelos pecados da geração, e nós já discutimos estes assuntos. Mas quando o justo é pego com enfermidade e pestilência, isto é na condição de expiar os pecados do mundo, pois tal expiação é efetuada para os pecados da geração, desde o lado da Kedushah (Santificação) é desse modo elevado e o demônio rendido. Como dós sabemos sobre isso? Nós aprendemos de todas as partes do corpo, pois quando todas as partes do corpo estão em desordem e uma séria doença prevalece nelas, um membro tem que ser arrancado para que todos os outros possam ser curados. E qual é o membro que é arrancado? Naturalmente é o braço, de cujo sangue é deixado, e então todas as partes do corpo recuperam a saúde
*****
110. E assim todos os mortais são partes de um único corpo. Quando o Sagrado, abençoado seja Ele deseja permitir a cura para o mundo, Ele impõe doenças e pestilências sobre um justo no meio deles, e por sua causa dá saúde a todo mundo. Onde nós aprendemos sobre isto? Do verso: “E ele foi ferido por causa de nossas transgressões; ele foi esmagado por causa das nossas iniqüidades; e com seu açoite nós fomos curados ( Isaias 53:5). “E com seu açoite”: isto se refere a deixar sangrar, como aquele que deixa o sangue do braço, já que naquele açoite “nós estamos curados”, que quer dizer, nós as partes do corpo total, encontramos cura.
*****
111. E Ele nunca golpeou o homem justo a menos que seja com intenção de conceder cura para a geração e fazer expiação para seus pecados, pois o demônio prefere mais que qualquer outra coisa que os julgamentos devam ter controle sobre os justos, pois ele não considera importante o repouso do mundo e ele não procura porque a sua grande alegria é que ele tenha controle sobre os justos; e as pessoas justas que sofrem por causa da geração merecem decreto celestial, neste mundo e no próximo mundo. E quando há um homem justo e as coisas vão bem para ele, a explicação é que o Sagrado, abençoado seja Ele, não se preocupa em fazer expiação para o mundo.
*****
112. Eu disse a ele: Mas qual é situação em que há dois homens justos, onde um deles é justo e as coisas não vão bem para ele, enquanto o outro é justo e as coisas vão bem para ele? Se eles não vivem ao mesmo tempo, então o que você tem dito faz sentido, que é: os homens justos para quem as coisas vão bem, vivem num momento em que o Sagrado, abençoado seja Ele não se preocupa em fazer expiação para o mundo, enquanto os homens justos para quem as coisas não vão bem, vivem no momento em que o Sagrado, abençoado seja Ele, está preocupado em fazer expiação para o mundo. Mas o que acontece com o caso quando existem dois homens justos, ambos vivendo na mesma época, e um sofre de doenças e pestilências enquanto o outro desfruta todas as coisas boas do mundo? Ele me disse: Um ou possivelmente dois justos são suficientes para expiação da geração, pois o Sagrado, abençoado seja Ele, não precisa de todos eles para golpear, tal como é desnecessário para golpear e tirar sangue de mais de um braço, na intenção de conceder cura para todas as partes do corpo. Similarmente um homem justo é suficiente.
*****
113. Mas se a doença inflige todas as partes do corpo é então necessário deixar sangrar de ambos os braços. Então também neste caso, se o número de pecados sérios aumenta no mundo, então todos os justos são golpeados na intenção de conceder cura para toda a geração. Mas quando eles (os pecados) não são muitos, então somente um homem justo é golpeado, e o outro justo que vive em paz, pois o mundo não precisa desta maneira que todos eles sejam golpeados. E se as pessoas são curadas, os justos também são curados mas se algumas vezes acontecer que os justos são completamente infectados com doenças, eles vivem na intenção de proteger a geração no momento em que as doenças são muito sérias. Quando o justo morre, então tudo é curado e a expiação é feita.

Nenhum comentário: