quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

23. À noite ela vem e de manhã ela retorna (Esther 2:14)

140. Rav Abba disse a Rav Yossi: Que a pérola sagrada que estava em sua posse com ajuda do piedoso sagrado que nos visitou, ou seja, o instrutor de Rav Pinhas ben Yair, com o auxílio que veio para nós - é tão lindo que eu devo tratar sobre isso novamente. Pois é certamente desnecessário remover uma mulher de outro lugar a menos que seu marido ordene e dê a ela permissão para ir. Assim, a primeira
de todas as instruções, é que informe o marido, e o acalme, então ele deve ordená-la e dar-lhe permissão para ir àquele lugar. Então, o Sagrado, abençoado seja Ele, acalmou Moisés até que ele desse sua permissão. Então Ele lhe disse: "Você disse isto: - Eis que dou-lhe a paz da minha aliança, - que Pinhas deve manter dentro dele", e até então, como Moisés não deu permissão à Shekhinah para ir, ela não vai.

141. Como sabemos disto? De um justo do mundo, que é Yesod de Zeir Anpin, que deu permissão a Malkhut para se manter entre os justos nesse mundo e ela habitou entre eles como uma noiva em todas as suas jóias e os justos do mundo a viram e se alegraram. Mas ela dormiu no braço de seu marido, que é o segredo da coluna direita e da coluna esquerda, que são Chesed e Guevurah de Zeir Anpin, e retornou de lá para estar com os justos, posteriormente retornando para o seu marido, assim está escrito: "À noite ela vem e de noite ela retorna" (Esther 2:14). À noite ela vem para seu esposo, ou seja à meia-noite, pois então é o casamento da esquerda - e de manhã quando ela é inteira de Hassidim, do casamento da direita, ela volta para os justos do mundo, tudo sendo feito com a permissão de seu esposo Zeir Anpin.

142. O que Moisés disse foi: Eis que lhe dou minha aliança, que é o segredo de Malkhut. Assim como o Justo do alto dá, então também eu dou um presente - na condição de que o presente retorne, ou seja, assim como o Justo do alto, então eu também dou um presente na condição que ele retorne. Como "à noite ela vem e de manhã ela retorna", como explicado acima, assim também é com Moisés. E por causa desta aliança, ele ganhou o mais alto sacerdócio, que é o segredo de Chesed, e se ele não tinha Malkhut com ele, Pinhas não pode subir ao grau de alto sacerdote, pois a aliança é um aspecto de Malkhut, quando ela está sempre talhada para o direito mais alto que é Chesed de Zeir Anpin. E este direito mais alto, no futuro deseja construir o Templo, que é a aliança, ou seja Malkhut.

Nenhum comentário: