quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

28. O que é primeiro agora, será último na ressurreição


158. Rav Shimon viajou de Cappadocia para Lod e Rav Yehuda foi com ele. Enquanto estavam a caminho, eles foram encontrados por Rav Pinhas ben Yair e  dois burros que o seguiam. O burro de Rav Pinhas parou. Ele o cutucou com a espora para que ele continuasse. Disse Rav Pinhas para o burro que o levava: Deixe-o, pois ele pode distinguir o cheiro do novo rosto se aproximando de nós, ou um milagre que está para acontecer para nós. Enquanto eles ainda estavam lá, Rav Shimon apareceu de trás de uma das pedras e o burro continuou andando. Disse Rav Pinhas: Eu não disse a você que ele distingue o cheiro de um novo semblante?
159. Rav Pinhas desmontou de seu burro, abraçou Rav Shimon e chorou. Ele disse a ele: "Eu vi em meu sonho que a Shekhinah veio até mim e me deu um grande presente e eu me alegrei com ela. E agora que eu vi, eu vou passar. Rav Shimon disse: Eu sabia que era você desde o som das pegadas do seu burro. Agora a alegria está completa. Rav Pinhas disse: Vamos nos sentar em algum lugar e discutir a Torah para elucidarmos. Eles encontraram uma nascente de água e uma árvore e sentaram.
160. Rav Pinhas disse: Eu visualizava estas questões, certo de que a ressurreição dos mortos se realizava sobre nós pelo sagrado, abençoado seja Ele, num único modo, e que o que agora é primeiro será último na ressurreção. Como fazemos para saber daqueles ossos, aqueles em que o Sagrado, abençoado seja Ele, respirou vida nas mãos de Ezequiel. No começo está escrito: "E os ossos vieram juntos, osso a osso" (Ezequiel 37:7) e depois está escrito "E observei, e, eis que se formaram sobre eles nervos e carnes para os revestir " (Ezequiel 37:8). E o mesmo verso continua: "E a pele se estendeu por cima, mas eles não tinham o espírito neles." Daqui nós podemos aprender que o que uma pessoa tira primeiro será o último a ser posto novamente. Inicialmente, o homem é despojado do espírito, e logo estas podridões de pele, seguidas pela carne, os tendões e finalmente os ossos. Na ressurreição isto fará outro caminho de volta: inicialmente os ossos, os membros seguidos pela carne e por último a pele.








Nenhum comentário: