sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Yud que Pinchas mereceu é a Yud de Shadai

483. O Yud que Pinchas ganhou, onde seu nome é escrito por completo com uma Yud,  é porque ele foi zeloso pela aliança, e, portanto,  se fez merecedor da aliança, pois o Yud que foi adicionado ao seu nome é uma indicação da aliança. Há dois yuds, Yud superior de Yud Hei Vav Hei, com o qual Ele fez a aliança com Abraão entre os (10) Yud dedos das mãos, e Yud pequena que é de Adonai, com o qual Ele fez o pacto entre os dedos Yud dos pés. E é uma letra sagrada que é adornada como uma marca do sublime.
484. Esta pequena Yud sempre se escreve , isto é,  que se observa em todas as etapas das energias, pois sem ela nenhuma etapa é revelada. É o sinal do Shabat, o sinal do Tefilin, o sinal dos dias de festa, o sinal que está gravado em Shadai "nos umbrais de tua casa e nas tuas portas" (Deuteronômio 6:9), que é o segredo do yud de Shadai (Shin Dalet Yud), pois Israel está gravado com ela em suas tiras,  sobre o nó do tefilin da mão que tem a forma da letra Yud, e sobre a sua aliança,ou seja, a circuncisão, então eles vão ser marcadas por ela como os filhos de Malchut, a família do palácio do Rei Santo, que é Malchut chamado de o palácio. Isso significa que eles devem receber a energia da Chochmá inferior, que são atraídas para baixo de Malchut, e por isso se tornam merecedores por vigiando o pacto e envolvendo-se com a Torá. Eles são marcados com o Yud superior de Yud Hei Vav Hei, ou seja merecem a Chochmá Superior, pois eles são os filhos do Rei Celestial. É como já ensinamos, e por isso se diz: "Vocês são os filhos de Hashem seu Elohim" (Deuteronômio 14:1), ou seja, no segredo de seu recebimento da Yud de Yud Hei Vav Hei, que é de Zeir Anpin, que é chamado de Yud Hei Vav Hei.
485. E a letra Yud de Shadai (Shin Dalet Yud) que é o sinal da aliança, e é um cabresto que abate o pescoço do demônio, que é a inclinação para o mal, pois as letras do Shadai formam duas  palavras (lit. 'demônio' - Shin Dalet, Shed), e YUD impede-o de ferir as pessoas. E isto é como Davi disse: " Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida." (Salmo 22:21), pois  a má inclinação é uma serpente, um cão e um leão, sobre o qual David disse: " Está ele de emboscada, como o leão na sua caverna; está de emboscada para enlaçar o pobre: apanha-o e, na sua rede, o enleia." (Salmo 10:9), ou, nas palavras do profeta, um urso, como está escrito: "Fez-se-me como urso à espreita, um leão de emboscada." (Lamentações 3:10). E a má inclinação é comparada a todos os animais, ou seja, é comparado a todos os animais de rapina, e a semelhança é desenhada para cada pessoa de acordo com seus pecados. Ou seja, segundo a pecados de uma pessoa assim é ainclinação  chamado de 'leão' ou urso e assim por diante, mas isso já foi esclarecido.

486. E esta, a má inclinação, é um cão, uma serpente e um burro zurrando, em que a alma está montado e, tão logo se sabe que o seu cavaleiro é perverso está escrito sobre isto: "faz cair de costas o seu cavaleiro" Bereshit (Gênesis 49:17), e que o segredo da questão é: "Se alguém de algum modo cair dela" (Devarim 22:8). E por esta razão, Jó disse: "Eu não sou inferior a você"? (Iyov 12:3). (A tradução literal deste verso é: "eu não cai de você"). Mas a pessoa justa que cavalga sobre ele se liga com o nó das alças doTefilin, o sinal do Tefilin, que é a letra Yud de Shadai, sendo o anel, o cabresto no pescoço, enquanto o Shin do Tefilin é um corrente no pescoço.

487.  E Elias montou sobre ele, quando ele subiu ao céu, como está escrito: "E Elias subiu por uma tempestade de vento no céu" (II Reis 2:11). E através dele: "Então Hashem respondeu a Jó da tempestade de  vento" (Jó 38:1). E é por isso que os sábios da Mishná ensinaram: Quem é poderoso? Aquele que vence sua inclinação. E há aqueles para os quais se torna um burro (Hb Chamor) que não causam problemas para o seu cavaleiro, e eles são os únicos que fazem esforços de exposição por inferência do menor para o maior (Hb chomer). E é por isso que está escrito a respeito de Abraão: "e selou o seu jumento" Bereshit (Gênesis 22:3). E  é também por isso que se diz sobre o Messias: "humilde e montado sobre um jumento" (Zecarias 9:9). 

488. E por esta razão, todos os demônios e espíritos estão com medo do Yud de Shadai (Shin Dalet Yud), ou seja, o sinal da aliança e imediatamente, ao ver o yud do Shadai nos umbrais dos portões, eles fogem, por causa do yud de Shadai, é dito: "para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro" (Salmos 149:8). E ainda mais eles fogem quando o vêem nos Tefilin que estão nos braços, ou seja no nó do tefilin da mão. E daqueles que são marcadas com esse sinal da aliança em sua própria carne, sobre eles é dito: "e o estranho que se aproxima deve ser condenado à morte" (Números 1:51); ou seja, a inclinação para o mal que é chamada de "estrangeiro" deve ser condenada à morte, pois não há ninguém mais estranho  que a inclinação para o mal, que é semelhante a todos os animais e aves de rapina, como acima.

489. E por esta razão, "Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu?" (Jo 4:7). Isto se refere a Pinchas, que foi zeloso pela aliança, já que as letras da palavra "inocente" (Hebraico "Naki"), quando reorganizadas, soletram "Kani" (em aramaico zeloso). E está gravado sobre ele que ele é o filho do rei e da rainha, pois quando ele foi zeloso no pensamento, ele ganhou a letra Yud de Yud Hei Vav Hei, que é o segredo de Chochmá sublime, e ele se tornou filho do rei. E quando ele foi zeloso em ação, ele ganhou a letra Yud de Adonai, que é a Chochmá menor, e se tornou o filho da rainha. E este é o significado de Chochmá no início da combinação YUD-ALEPH-HEI-DALET-VAV-NUN-HEI-YUD, que é yud de Yud Hei Vav Hei, e Chochmá no final da combinação YUD-ALEPH-HEI-DALET-VAV-NUN-HEI-YUD, que é o yud de ADONAI. E desde que Adão foi marcado com estes dois yuds, os sábios ensinaram sobre ele que ele é o primeiro pensamento, mas a última ação. Pois Yud Hei Vav Hei é o  SEGREDO DO PENSAMENTO E ADONAI É O SEGREDO DA AÇÃO. E, enquanto ele ainda estava dizendo essas coisas, ele desapareceu da vista deles. Rabi Elazar disse, feliz é a nossa porção que temos o privilégio de ouvir estas questões  do Mundo Vindouro. 
  
490. E na primeira seção, ele disse: "Diga-lhe, portanto" (Número 25:12), ou seja que o Santo, bendito seja, disse a Moisés: "Um juramento sobre você: Se você quer dizer a ele "eis que eu lhe dou a minha aliança de paz "(Ibid.), ou se você não quer DIGA ISSO A ELE. "Isso foi o que o rabino Pinchas ben Yair disse, pois "Portanto" é usado em juramentos. Essa sombra veio e feriu Rabbi Aba nos olhos e disse-lhe: Porventura o Santo, bendito seja Ele, realmente não sabe se Moisés queria dizer isso ou não? Será que ele realmente tem que dizer isso a ele com algumas dúvidas: De qualquer maneira ... DIGA! Ele lhe disse: Mesmo que seja evidente para o Santo, bendito seja Ele, que diz que é óbvio para os outros? Por isso disse-lhe: "Por isso, diga:" Frente a frente os outros.
 

Nenhum comentário: