sábado, 9 de fevereiro de 2013

"E quando Pinchas" | viu, ele "| tomou uma lança na mão

460.  Venha e veja: Pinchas estava diante do Julgamento forte de Isaac e bloqueou  a brecha, ou seja,  deteve a praga, que veio dos juízos severos da esquerda,  que é chamada de 'Isaac'.
Por esta razão, a letra Yud foi adicionado ao nome de Pinchas, dando-lhe o mesmo valor numérico que o nome de Isaac. Ele se levantou  na brecha, como está escrito: "Então se levantou Pinchas, que executou o juízo ..." (Salmos 106:30) Pinchas aqui sendo escrito com Yud, ou seja Pyinchas. Ele se levantou na brecha contra o juízo de Isaac, para defender a Israel,  razão pela qual seus nomes têm o mesmo número, ou seja, Pinchas tem o mesmo valor numérico que Isaac.  



461. Você pode sugerir que o número, que é o segredo de Chochmá, não depende de ninguém a não ser de seus olhos, ou seja, da iluminação de Chochmá que está em Malchut.  Porque os olhos são Chochmá  e Chochmá é revelada unicamente a Malchut e a nenhuma outra sefira, enquanto que aqui, contrariamente a esta regra vocês tem igualado os equivalentes numéricos com seu superior hierárquico, em Isaac, a qual é a Coluna Esquerda de Zeir Anpin, então eu tenho que responder que vocês tem todo razão, pois há uma explicação: O fato de igualar os equivalentes numéricos, o qual é o segredo de Chochmá aqui se faz no nível de Isaac, pois todos  os julgamentos que estão no mundo têm sua raiz nos julgamentos de Chochmá por seus olhos  (Ayin = 70, Eng. "Olho") são os 70 tronos do Juízo, que é onde estão as leis, e eles são chamados de 'os 70 membros do Sinédrio'.  
E o número 70 (Ayin = Olho) é porque eles são retirados de seus olhos. Assim, todos são um só, porque Isaac e os olhos de Malchut vão  juntos, pois Malchut é construída a partir de Isaac e seus olhos se originam dele, isto é, da coluna da esquerda, e assim os dois são realmente um, e tudo se encaixa.

462.  Então Pinchas é Isaac, pois Pinchas se levantou e julgou o caso de Zinri E Cozbi, e colocou a forte Guevurá, a qual é a esquerda e se chama Isaac. E por esta ação Pinchas mereceu a direita, ou seja, ele ganhou o sacerdócio, que é Chesed, e aqui a esquerda está incluída no direito. Que é o significado de: Pinchas, o filho de Eleazar, o filho de Aaron o sacerdote, desviou a minha ira (Números 25:11)
Qual é o significado de "Desviou a minha ira?" A resposta é que isso se refere  aos três oficiais do Guehena (Inferno), chamados "destruição", "cólera" e "ira". Pois Pinchas viu essa ira se espalhando e sendo atraída para baixo do lado de Isaac. O que ele fez? Ele colocou no nível de Isaac, que é a raíz da ira e logo agarrou essa ira como quem agarra a seu próximo e o empurrou para trás.
463. E então ele julgou o caso e pronunciou a sentença. Ele julgou o caso de acordo com a regra: Se um homem tem relações sexuais com uma mulher gentia (Como fez Zimri) os zelotes podem cair sobre eles. E ele julgou como está escrito: "e os empurrou" (Ibid.). Por isso está escrito: "desviou a minha ira ", enquanto outra parte está escrito: "Ele voltou a sua destra de diante do inimigo" (Lamentações2:3).  E, assim, o Yud que foi adicionado aqui para Pinchas é o Yud que está em Isaac, que alude a Yesod. E isso é tudo "acima dos filhos de Israel" (Numeros 25:11), pois quando ele viu essa a ira, viu como  foi descendo sobre as cabeças dos filhos de Israel, e por isso está escrito: "desviou para trás minha ira dos filhos de Israel"
 
 

Nenhum comentário: