sábado, 12 de janeiro de 2013

14. Por que o justo é punido...














































14. "Por que o justo é punido pela iniquidade de sua geração?"

93. Além disso, nós aprendemos na Primeira Parte da compilação que o Outro Lado é mais tranquilo para ter controle sobre os justos do que qualquer outra coisa, porque ele então pode permitir não considerar o resto do mundo. Enquanto eles ainda discutiam isto, uma sombra os cobriu, e perguntaram: Como sabemos que ele prefere ter controle sobre os justos para controlar sobre o mundo inteiro? Sabemos isto por Jó. Pois O Sagrado, abençoado seja Ele, viu que a geração estava merecendo a aniquilação, e quando Satã veio para denunciar, O Sagrado, abençoado seja Ele,  lhe disse: "Tendo você considerado o Meu servo, Jó, que não há ninguém como ele na terra" (Jó 1:8) na intenção de salvar através dele a geração inteira. O assunto pode ser comparado com um pastor quando um lobo vem para devorar a sua tropa e destrui-los. Sendo sábio, o que o pastor faz? Ele dá ao lobo um cordeiro que é mais forte, mais gordo, e maior do que os outros, o líder da tropa, e o lobo, fora do seu desejo de ter controle sobre o cordeiro, esquece-se do resto da tropa. O que o pastor faz depois? Enquanto o lobo está preocupado com aquele cordeiro, ele foge com a tropa e traz-lhes à segurança. Depois, ele volta ao cordeiro e salva-o do lobo.

*****


94. Isto foi exatamente o que o Sagrado, abençoado seja Ele, fez com a geração. Ele ofereceu os homens justos para acusação na intenção de salvar a geração por sua conta. E se como Jacob, o homem justo é forte, o verso diz dele: "e um homem lutou com ele" (Genesis 32:25) é assim aplicado a ele. Isto é mais equiparado ao caso em que ele domina o acusador até ele dizer: "Deixe-me ir"(Genesis 32:27). Ele disse: Oh Sombra, Oh Sombra, que seja apenas como é. Feliz é porção do homem justo. Feliz é a porção daquele homem honrado que é forte em suportar aflições, e tanto mais aquele que, por meio das suas aflições, consegue superar o seu acusador que estendeu o seu controle sobre a geração inteira, e é considerado como se ele os tivesse salvado, e O Sagrado, abençoado seja Ele, aponta-o como pastor sobre eles no lugar do acusador. Isto foi como o Pastor Fiel veio para ser o pastor sobre Israel, e não somente, mas ele os controlará no mundo seguinte. E isto foi porque ele os salvou então eles não devem ser perdidos ao mundo seguinte, já que ele os guiou na Torá e boas ações.


*****

95. Enquanto eles ainda estavam falando, o próprio Pastor Fiel veio e disse-lhes: E por que o braço direito foi afligido? Por que o caminho de todos os médicos é deixar o sangue inicialmente do braço direito? Desde que o braço esquerdo é aquele que é mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado dele? Ou, para fazer a pergunta em outras palavras: Por que é que um homem justo sofre e o outro não? Ele respondeu: porque O Sagrado, abençoado ser Ele, não quer bater demais, e um Homem justo basta. Mas se a doença é séria e se espalha em todas as partes do corpo, o sangue é deixado do braço esquerdo também, ou seja outros homens justos sofrem também.
*****
96. Ele disse-lhe: Se dois deles não sofreram ao mesmo tempo, seria perfeito, mas que tal o caso de dois homens justos, um dos quais sofre de doenças e preocupações, enquanto o outro é tratado com a bondade? Porque é que, se a doença, ou seja os pecados da geração se espalham, o sangue não é deixado de ambos, ou seja ambas as pessoas honradas, que são os dois braços, para que a cura possa ser dada a todas as partes do corpo, ou seja a toda a geração. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e não se estende através de todas as partes do corpo, porque mais sangue é deixado do braço direito do que do esquerdo? Por que um é feito para sofrer e o outro não? Ele disse-lhe: Porque você não dá a resposta?
*****
97. Ele disse a ele: Certamente o corpo e os dois braços significam os três patriarcas e a cabeça de Adão. O braço direito é Abraão e o braço esquerdo é Isaac, enquanto o corpo representa Jacob. Dentro do corpo, o fígado é à direita, o baço à esquerda, esses que são as duas cascas (Klipot) de Esau e Ishmael. O coração é Jacob, entre eles. Os pulmões e os rins representam Abraão e Isaac, o pulmão que é água, insinuando em Chessed, já que o Pulmão desenha em todos os tipos de elixires, enquanto os rins são o fogo, que cozinha a semente que desce do cérebro.
*****
98. E desde que Abraão é a água, ou seja Chessed, se for por isso, a  sua descendência prejudica Chessed, ele coloca a sua descendência no exílio de Edom, que é matéria inútil de Guevurá da Esquerda, e lá eles recebem sua punição: por causa deles sendo o contrário de sua natureza. É por isso que o fígado e a irritação que está no fígado estão para a direita de Abraão, ou seja à direita do corpo, sua espada, ou seja Malchut da casca (Klipah) de Esau que é a irritação (Heb. marah). Sobre isto é dito: "mas o seu fim é amargo (Heb. marah) como absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados se tornam maiores no número entre os filhos de Abraão, entre aqueles que se estendem do lado de Chessed que são colocados no exílio de Edom, e doenças se espalham sobre eles do lado do fígado, eles têm de ser batidos e o sangue tem de ser deixado do braço direito, daqueles justos que vem do lado de Chesed, e não daqueles do lado de Guevurá, já que a falta está naqueles do lado de Chessed. E 'seja quem for que manda tomar o seu dinheiro é como se o seu sangue fosse derramado', já que ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto.
*****
99. Mas se os pecados ficam maiores em número entre os filhos de Isaac, isto é, aqueles que descendem dele prejudicam  prejudicam a elevação de Guevurá que é o segredo de Isaac, eles então são postos em exílio entre Ishmael, que é a Casca (a Klipah) do direito que é o contrário da natureza dos filhos de Isaac, para aumentar a sua punição. A doença se espalha para o do lado do baço, que é para a esquerda do corpo e controla os filhos de Isaac que prejudicou a natureza da esquerda. E o sangue, portanto, tem de ser deixado do braço esquerdo, isto é, daqueles justos que vêm do lado de Guevurá, e não de qualquer outro. Isto é porque os prejudicados aqui são aqueles que não vêm de Abraão, o braço direito, mas de Isaac, o braço esquerdo.
*****
100. E se os pecados ficam maiores em número entre os filhos de Jacob, ou seja aqueles que descem dele prejudicam a sua natureza, que inclui ambos os lados, Chessed e Guevurá, que são espalhados no exílio entre os filhos de Esau e Ishmael, ou seja nas klipot da direita e da esquerda, então a doença se espalha sobre o corpo, que é o aspecto de Jacob, e o sangue tem de ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles, ou seja aqueles desenhos de Jacob, de Isaac e de Abraão estão doentes juntos, todos eles desacreditaram das suas próprias raizes, a doença então sobe à cabeça, e o sangue tem de ser deixado das veias que estão na cabeça. E esses três tipos de pessoas justas, os descendentes de Abraão, Isaac e Jacob que se tornou uma Carruagem para Adão e o patriarcas, e adquire deles a força para sofrer tormentos e proteger a geração em todas as partes dos quatro ventos do mundo.
*****
101. Ai daquela geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, pois isso inclui também os homens justos entre eles, pois não há diferença entre Adão e os virtuosos de uma geração e os patriarcas e Adão. Isso ocorre porque esses justos são suas almas desenhadas por eles e sua angústia, a dor, angústia e sofrimento chega aos patriarcas e Adão. Ele parece-se com o mar quando um número de rios escorrem dele e retornam a ele, impuros e sujos, e o mar extrai a sua impureza e a sujeira. E por causa da força do mar, pois ele é forte, ele não sofre da sua sujeira, mas rejeita-o, e os rios permanecem claros e puros, sem aquela sujeira.
*****
102. Também pode ser comparado com uma mãe que limpa a sujeira de seus pequenos filhos. De tal maneira os patriarcas limpam os pecados e a sujeira de seus filhos, Israel, quando há entre eles pessoas de ações virtuosas, ações que são fortes o suficiente para sofrer tormentos, para o bem das gerações. Então não há nenhuma diferença entre eles, ou seja, e os patriarcas, já que eles limpam os pecados da geração como os patriarcas. Eles vieram e o cumprimentaram, o PASTOR FIEL, e disse-lhe: O Sinai, o Sinai, por cuja boca O Sagrado, abençoado seja Ele, e a sua Shechinah falam, quem é capaz de confrontá-lo em alguma assunto? Feliz é a nossa porção, que temos merecido rever e atualizar novos assuntos nesta Primeira Parte da compilação através de vós, de modo que a Shechinah possa dar luz no exílio.
*****
103. Ele disse: Mestres de cada geração, aqueles que foram ou serão durante o seu tempo, e quanto mais para o luminar sagrado, que é  Rabbi Shimon, cuja sabedoria brilhará em todas as gerações que vêm depois dele: não dê O Sagrado, abençoado seja Ele, tranqüilidade na Torá até que o Espírito Sagrado seja derramado em nós.  "Pois ninguém, senão você pode usar Metatron o grande príncipe, desde que o seu nome seja inscrito nas iniciais do seu, pois as letras iniciais da palavra METATRON, O Grande Príncipe são MEM, SHIN e HEI que soletram Moisés".

13 "Já que o vento passa por cima disto, e não é"












13. "Já que o vento passa por cima disto, e não é"

O rav Aba, o Rav Yosi e o Rav Chiya discutem o verso de título, e aprendemos que "o vento" é o espírito oculto e sagrado que é oculto contra todo o mundo; isto é o segredo de Enoch que se tornou Metatron.
**********
84. O Rav Aba e o Rav Yosi subiram meia-noite para ocupar-se na Torá. Eles ainda estavam sentados e ocupavam-se na Torá, quando o Rav Yosi disse: O comentário de Rav Chiya sobre o VERSO "Quanto ao homem, os seus dias parecem-se com a grama" (Tehilim 103:15) é belo, mas o que é ensinado sobre o fim do verso: Já que o vento passa por cima dele, e não é; e o seu lugar não mais conhece isto" (Tehilim 103:16). Ele respondeu, é certamente como se segue: "Quanto ao homem, os seus dias são como a grama" é como explicou RAV CHIYA. "como uma flor do campo" - esto é o campo conhecido, a SABER MALCHUT. 'assim ele florece' significas que ele é renovado e volta como outrora.
**********
85. "Pois o vento (espírito) passa por cima dele e não é." Isto é o celeste oculto e o Espírito Sagrado, que é ocultado de todos, a SABER O ESPÍRITO DE BINAH, que engolfa METATRON e logo "não é."E esto é o segredo de Enoch, sobre o qual a Sagrada Escritura diz: "e ele não foi, já que Elohim o tomou" (Beresheet 5:24). A referência aqui é ao mais alto Elohim, a SABER BINAH, quem é um espírito superior, escondido e oculto. "e o seu lugar não o conhece mais": Isto é o pequeno espírito de METATRON que é tragado pelo espírito superior de BINAH. E o que está escrito além disso? "Mas o amor firme (Heb. O Chesed) de Hashem é da eternidade para a eternidade" (Tehilim 103:17). Isso significa que o Sumo Sacerdote, QUE É CHESED, o introduz para o Santo dos Santos e o leva e o faz nascer como antes: "sua juventude se renova como as águia's" (Tehilim 103:5) e ele se torna um jovem novamente.
Moisés diz a Rav Shimon que esta explicação é incompleta porque ele não diz o que significa "passa por cima dele" . O rabino Shimon diz que isto se refere à Raiva, e que o verso deve ser aplicado àquele que morre sem filhos. Tal pessoa deve realizar uma modificação do lugar, uma modificação do nome e uma modificação da ação. Porque a sua expressão é tão modificada, o anjo mau cujo nome é a Raiva o passará porque ele não será reconhecível. Rav Shimon aconselha alguém que vive em uma cidade onde ele é incapaz de guardar os mandamentos e onde ele não está estudando a Torá com sucesso, para mover-se a um lugar onde ele possa replantar-se entre pessoas boas, os sábios da Torá. Por fim somos lembrados que a coisa mais importante não é falar sobre a Torá mas executar os seus preceitos.
**********
O Pastor Fiel
86. Disse o Pastor Fiel: luminar sagrado, o comentário ACIMA de Rav Aba, Rav Chiya, e Rav Yosi no VERSO "QUANTO AO HOMEM, OS SEUS DIAS SÃO COMO A GRAMA" é muito bonito, mas que tal "o vento passa por cima dele e não é"? Aqui o assunto tem que ser desenvolvido. Qual é o significado "de passa (Heb. AVRAHI) por cima dele"? E RESPONDE, ele refere-se a 'raiva (Heb. evrah), ira e indignação' (Tehilim 78:49), em que é um desses maus anjos, AQUELE CHAMADO 'RAIVA', E ESTE É O SIGNIFICADO DO VERSO 'O VENTO PASSA POR CIMA DELE,' QUE,PORTANTO, DEVE SER INTERPRETADO 'O ESPÍRITO DA RAIVA ESTÁ SOBRE ELE'. E O VERSO DEVE SER APLICADO ÀQUELE QUE MORRE SEM FILHOS, QUE TRANSMIGRA.
**********
87. Na intenção de monitorar os pecados não devem reconhecê-lo, QUE MORREU SEM FILHOS, é necessário executar para ele uma modificação do lugar, uma modificação do nome, e uma modificação da ação. Isto é como foi com Abraão, como a Sagrada Escritura nos diz. "Retire-se do seu país, e da sua família" (Beresheet 12:1) e mude de lugar. "Seu nome não deve mais ser chamado Abram, mas o seu nome será Abraão", é a mudança do nome. E há também a modificação da ação, já que ele se modificou de fazer atos maus, como ele teve no início, para fazer atos bons. Uma coisa semelhante acontece ao espírito do homem que morre sem filhos, para do mesmo modo, O Sagrado, abençoado seja Ele, faz ao homem em bani-lo daquele mundo PORQUE ELE MORREU SEM FILHOS, e lhe traz a este mundo em uma REENCARNAÇÃO NO FILHO QUE NASCE FORA DO MATRIMÔNIO LEVIRATE DE SUA ESPOSA, e isto já foi discutido em cima.
**********
88. "Você modifica a sua expressão e remete-a fora" (Iyov 14:20). PORQUE ELE MODIFICA A SUA EXPRESSÃO QUANDO ELE O BANE DO MUNDO CELESTE, É DITO: "O vento passa (Heb. avrah) por cima dele," QUE ALUDE a um dos maus anjos CUJO NOME É a raiva (Heb. evrah) COMO ACIMA MENCIONADO. E quando ele vê que ele se alterou, quando ele o encontra, e outros demônios da destruição perguntam sobre ele: "é este Seu pecador?," Ele responde-lhes e diz: ele "não é," JÁ QUE ELE NÃO O RECONHECE, E ISTO É O SEGREDO DO VERSO "VOCÊ MODIFICA A SUA EXPRESSÃO."
**********
89. AGORA ELE EXPLICA O QUE É O SEGREDO DO VERSO "E BANÍ-LO". Quando ele é banido do seu lugar e implantado em outro lugar, a SABER DEPOIS QUE ELE JÁ INTRODUZIU UM CORPO NESTE MUNDO, é dito sobre ele: 'e o seu lugar não o conhece mais,' pois ' ele pegará outra argamassa, e emboçará a casa' (Vayikra 14:42), a SABER ELE TOMOU OUTRO CORPO DO PÓ DIFERENTE, JÁ QUE O CORPO É DENOMINADO A CASA. E este é o segredo de, "E ele decomporá a casa, as pedras dela, e a sua madeira" (Vayikra 14:45), a saber aqueles ossos, tendões, e carne que ele tinha devolvido ANTERIORMENTE ao pó. O que é escrito sobre isot? "e o pó será a comida da serpente" (Yeshayah 65:25), pois o PÓ QUE É COMPOSTO DO CORPO DO FALECIDO É DO ASPECTO DA SERPENTE, desde que ele foi afligido POR ISTO. E, PORTANTO, posteriormente " ele tomará outra argamassa, e emboçará a casa," ou seja constroi para ele ossos e tendões e é renovado, como uma velha casa que é feita nova, que certamente é renovada.
**********
90. E sobre "e o seu lugar não o conhece mais"? Isto É DITO SOBRE O SEU espírito, já que o seu pequeno espírito é engolfado no Espírito Divino. Isto é uma parábola para uma árvore que não está produzindo frutos. Eles tomam os seus ramos e o enxerto para uma árvore de melhor qualidade que produz frutos, combinando ambos um em outro. AGORA AMBOS produzem frutos. Sobre este momento é dito, "e o seu lugar não o conhece mais" DESDE ENTÃO ATÉ O LUGAR DO ESPÍRITO INCORRETO NÃO É RECONHECÍVEL.
**********
91. E portanto é com um homem que vive em uma cidade onde más pessoas vivem, e ele é incapaz de guardar os mandamentos da Torá e não é bem sucedido com a Torá. Ele deve modificar o seu lugar de residência e mover-se de lá, e instalar-se em algum lugar com pessoas boas, os sábios da Torá, que guardam os preceitos. Isto é porque a Torá é chamada 'uma árvore', como está escrito: "ela é uma árvore da vida àqueles que se agarram a ela" (Mishlei 3:18). O homem, também, é uma árvore, como está escrito: "já que o homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19), e os preceitos da Torá parecem-se com frutos. E o que está escrito sobre isto? "Só as árvores que você conhece que não são para alimentar, você as destruirá e reduzirá" (Devarim 20:20) Isto é, você a destruirá deste mundo e a reduzirá do mundo seguinte. É por isso que ele tem de desarraigar-se do lugar ONDE HÁ MÁS PESSOAS E ONDE ELE NÃO PODE TER SUCESSO COM A TORÁ E OS PRECEITOS, e ELE PRÓPRIO se implanta em outro lugar, entre as pessoas honradas, ONDE ELE PODE TER SUCESSO com a TORÁ E OS PRECEITOS.
**********
92. Como chamam o homem sem filhos 'estéril' e sua esposa 'estéril', assim também é a Torá quando desacompanhado por PRECEITOS é considerada estéril. Nisto aprendemos: 'não é a explicação da Torá a coisa principal mas a realização dela'. Os companheiros vieram e prostraram-se em frente dele e disseram: aprendemos certamente algo CLARAMENTE novo aqui - como um espírito pode ser incorporado no outro. Fomos como alguém cuja visão foi obscurecida e logo ficou clara. Originalmente tivemos só uma tradição sobre ESSES ASSUNTOS, mas agora eles foram claramente explicados.
**********

Fumaça e Fragrância e Incenso











203. Explicação Alternativa: "Manda aos filhos de Israel, e diga a eles: Oferecei nos seus tempos a minha oferta e os pães, o incenso de suavíssimo cheiro..." (Números 28:2)
Rav Yehuda disse: Com uma oferta há fumaça e há fragrância e há um agradável aroma.
Fumaça é do lado do julgamento, e é dito: "e o Senhor não lhe perdoe, mas se inflame então o seu furor." (Deuteronômio 29:19)
No idioma hebraico é "a narina de Adonai soltando fumaça." "Das Suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que comsumia..."
Aroma agradável é Misericórdia, como é dito: "A fragrância das suas narinas é como maçã." (Cântico dos cânticos 7:9)

204. Disse o Pastor Fiel: Ambos, fumaça e fragrância estão nas narinas, e são chamados "testemunho".
O formador está nas narinas, como está escrito: "Das suas narinas subiu fumaça" (Salmo 18:9), e o último está nas narinas, como é dito: "A fragrância de suas narinas é como maçã"(Cântico dos cânticos. Se é assim, se eles estão ambos nas narinas, porque a fumaça (o formador) é chamada julgamento e o último, frarância, chamada misericórdia?

A resposta é que no nariz existem duas aberturas cada qual é uma narina. "Das suas narinas subiu fumaça" é dito sobre a narina esquerda, que é o julgamento. Qual é o significado de "subiu"? É que a fumaça subiu do coração, que está à esquerda e é paralela a Guevurá. E da direita uma brisa desce para refrescá-lo e acalmar sua raiva do lado de Chessed, que é onde o cérebro está; isto é, Chokhmah que está à direita, que deseja adquirir sabedoria para a alma. E Binah que é o segredo de Chokhmah da esquerda, é o coração, é o coração. E isto é porque "Das suas narinas subiu fumaça", isto é, de Binah, que está à esquerda, para Chokhmah que está à direita. E Chokhmah saúda com júbilo e melodias elevadas.


205. E sua fumaça somente se levanta com foo que é aceso com pedaços de lenha que são deveres que são chamados "A lenda para queimar oferendas" (Genesis 22:3).
E a Torah dos estudiosos é acesa pelos preceitos, seu fogo é pela virtude de Guevurah, e a fumaça subindo deles, em Binah é chamada fumaça do sistema.



206. E quando a fumaça se levanta e penetra as narinas, é chamada incenso e está escrito: "Eles colocaram incenso em suas narinas" (Deuteronômio 33:10).
E nada é tão efetivo como incenso para distanciar a morte do mundo pois o incenso é a conexão do julgamento na misericórdia com a agradável fragrância nas narinas, pois a raíz hebraica KUF SHIN RESH (significa conectar ou juntar) é em aramaico KUF TET RESH, e esta é a raiz hebraica para incenso. (Midrash Bereshit Rabba 61:4)

Disse Rav Yehuda: Feliz é a nossa porção das quais temos obtido assuntos secretos e podemos compreendê-los abertamente.
O Luminar Sagrado acrescentou: Visto que a oração é como um sacrifício, qualquer um, portanto que diz a oração "Misturando o incenso" depois "Oração de David" (Salmo 145) distancia a morte de sua casa.