sábado, 19 de janeiro de 2013

34. David tornou-se pobre, santo e um servo

182. E David tornou-se pobre, santo e um servo, como está escrito: "Uma oração de David. Inclina Senhor, os teus ouvidos e ouve-me porque estou necessitado e aflito. Guarda minha alma porque sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo"(Salmos 86:1,2). Ele se tornou pobre nos pottões do Rei, que é Malkhut, sobre o qual é dito: "Abre, Senhor, os meus lábios" (Salmos 51:15). "Senhor é o Palácio e ele se tornou pobre para os portões do palácio do rei, que é ADONAI, isto é, Malkhut. E o que isto quer dizer? "Inclina Senhor Teus ouvidos e ouve-me." E isto é a baixa Sekhinah, que é Malkhut, que é um ouvido para receber e escutar as orações, como está escrito: "Pois, nem escondeu Sua face dele, mas quando ele clamou, o ouviu." (Salmos 22:25).

183. Pois ele se tornou "pobre e necessitado" em relação a letra "DALET" da palavra "ECHAD" (ALEPH HET DALET) (=UM), que é o segredo de Malkhut na primeira condição, quando ela recebeu da coluna esquerda, pois ela estava frágil, pois a letra DALET nos ensina sobre fraqueza (DALAH). E Malkhut solicitou ajuda das outras duas letras de ECHAD (UM), isto é, de ALEPH HET. E este é o segredo de Zeir Anpin, que nesta condição de Malkhut, é chamado irmão (ALEPH HET) e Malkhut irmã, estando então aquele estágio envolvendo de Binah, como um irmão e irmã, que é a coluna central, ou seja, Zeir Anpin, para consumar o verso: "Eu estava fragilizado (mesma raiz que a palavra pobre) e Ele me salvou" (Salmos 96:6), pois o Messias filho de Efraim não deve morrer, pois o Messias atrai Malkhut quando o último é alimentado da esquerda e está repleto de julgamento. E David, mais adiante solicitou a Ele no portão em nome de Israel, que é pobre, já que o verso "E o povo pobre Vós salvais" (Samuel 22:28) é estabelecido para eles, e é por isso que ele se tornou pobre, que é o segredo da coluna esquerda.

184. E depois ele solicitou para os sacerdotes, que é o segredo da coluna direita, Chessed, que a adoração retornasse para este lugar e ele se tornasse como um servo. E por último Ele deu a Torah. Em outras palavras, a Torah, que é o segredo de Zeir Anpin, a coluna central, uniu a Chessed da coluna direita com a Guevurah da esquerda e então eles fizeram um benefício com o Dalet, que é o segredo de Malkhut recebendo Hassadim e se tornando rica, no segredo das duas letras "Gimel" e "Dalet" que seguem um ao outro na ordem do alfabeto. E isto é porque ele se tornou santo. Isto significa que ele por meio disso corrigiu o segredo das três colunas, Chessed, Guevurah e Tiferet. Ele se tornou pobre para corrigir a coluna da mão esquerda. Ele se tornou um servo para corrigir a adoração dos sacerdotes que são a coluna da mão direita e ele se tornou santo para corrigir a coluna central, assim Chessed deve emanar para Malkhut. Consequentemente ele corrigiu as três colunas, Chessed, Guevurah, Tiferet e quando ele se distanciou das três sefiras do alto - Chokhmah, Binah, Da'at - e começou a dizer:

"Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim" (Salmos 131:1) isto é, ele não os tocou.
185. Salomão disse: Desde que Binah (Entendimento) pertence a Moisés, Eu pergunto pela elevada Chokhmah (Sabedoria), que está acima do nível de Moisés. Está escrito: "Eu disse: far-me-ei sábio, e a sabedoria retirou-se para longe de mim" (Eclesiastes 7:23), pois a sabedoria elevada não foi dada a ele. Mas o que quer dizer o verso: "E o Senhor deu sabedoria para Salomão" (I Reis 5:9)? Não há uma contradição aqui? A resposta é que isto se refere à sabedoria elevada, que é Malkhut. E ele quis ascender de baixo, ou seja, de Chokhmah inferior ele quis alcançar Chokhmah superior, mas ela afastou-se dele. Isto é porque não há nenhum homem no mundo além de Moisés que possa ascender a Binah e tão verdadeiro é isso, pois Chokhmah superior é que está acima de Binah. Nos termos de Chokhmah elevada, "um homem culto é preferível a um profeta." E ainda que o verso "Eu disse: far-me-ei sábio, e a sabedoria retirou-se para longe de mim" fosse aplicado homileticamente para a novilha vermelha, cuja razão ele não pode compreender (Midrash BeMidar Rabba, Hukkat, 19:3), "Existem setenta possíveis interpretações da Torah", isto também, sendo um termo no segredo das Escrituras.




Os segredos de Elazar, Yossi, Yehuda, Yudai, Abba e Rav Shimon e seus camaradas.


186. Disse o Pastor Fiel: Rav Elazar, levante e diga algumas novas interpretações diante da Presença Divina, assim você pode ser assistido (EZER) por seu pai, como seu nome requer, pois as letras de ELAZAR compõem as duas palavras "EZER" e "EL", ou seja, El da direita, que é o segredo de Chessed e Ezer da esquerda, que é o segredo de Guevurah: "Eu farei um ajudante (EZER) para ele" (Genesis 2:18), pois Malkhut, que é edificada a partir da esquerda, é referida como um ajudante para ele. De que modo ela se torna um ajudante para ele? Com boas sementes (ZERA), a palavra para SEMENTE sendo soletrada ZAIN RESH AYIN, que são as letras de "EZER" (AYIN, ZAYIN, RESH) numa ordem diferente.

187. E levante Rav Yossi com você, pois ele é um trono perfeito para seu Mestre, pois o valor numérico de Yossi (YUD, VAV, SAMEKH, YUD ou seja 10+6+60+10=86) é o mesmo de "O Trono" (Hakissei, HEI, KAF, SAMEKH, ALEPH, isto é, 5+20+60+1=86) e de Deus (Elohim, ALEPH, LAMED, HEI, YUD, MEM, ou seja, 1+30+5+10+40=86) ou seja Malkhut. E Rav Yehuda levante com ele, pois as letras de YEHUDA (YUD, HEI, VAV, DALET, HEI) compõe as duas palavras HOD (HEI, VAV, DALET) e YAH. As letras do nome de YEHUDA também podem ser rearranjadas para soletrar o TETRAGRAMMATON (YUD HEI VAV HEI), adicionando DALET. Isto nos instrui sobre ZEIR ANPIN, chamado de TETRAGRAMMATON, e Malkhut chamada DALET, anterior a ele e sendo unidos num casamento como o TETRAGRAMMATON. Este DALET é o segredo das quatro bestas. (O valor numérico de DALET é 4). E sobre eles é dito: "E seus rostos e suas asas foram estendidos para o alto." (Ezequiel 1:11). Isto pertence a todos eles pois eles ainda não têm a união da direita e esquerda e são prontos para receber a coluna central que os unirá. No entanto, eles são as 4 bestas, pois depois da unificação da direita e da esquerda, eles são considerados como três bestas, que é o segrado das três colunas, cada uma das quais tem quatro faces. E dele de YEHUDA, vem DAVID, que deu graças ao Sagrado, abençoado seja Ele, no nível "graças dadas" (HODA - OT), que é do lado de HOD.

E Rav ELA-I levante com ele, pois o valor numérico das letras de Elai (ALEPH, LAMED, AYIN, ALEPH, YUD ou seja, 1+30+70+1+10=112) que numa ordem diferente soletra "baki"
(= erudito) pois ele é erudito na Halakhah.
188. E levante Rav Yudai com ele, pois o valor numérico das letras de YUDA -I (YUD, VAV, DALET, ALEPH, YUD ou seja 10+6+4+1+10 = 31) é o mesmo de EL (ALEPH LAMED, ou seja, 1+30=31), significando anjos, Michael e os outros, que tem as letras de "El" em seus nomes. Isto é como na expressão: "É no poder da minha mão" (Genesis 31:29), onde a palavra que representa "Poder" é "El". E o segredo de El (ALEPH LAMED) é o seguinte: o ALEPH é a imagem de um homem, pois a letra tem a forma de um corpo com dois braços (veja Balak, 159), e o LAMED é o segredo das três bestas, cada uma das quais está com quatro faces e as três bestas são intimadas nos três Yuds que ascendem para Lamed, que são o começo das três HAVAYAS que são: "O Senhor reina, o Senhor reinou, o Senhor reinará para sempre", onde o Senhor em cada caso é o TETRAGRAMMATON.
Em outras palavras: os três YUDs na cabeça de cada TETRAGRAMMATON (YUD HEI VAV HEI) alude às três bestas, cada qual tem quatro faces, pois em cada nome estão as quatro letras do TETRAGRAMMATON.
E este é o segredo da letra Lamed de EL.
E levante Rav Abba com eles, pois o valor numérico do nome ABBA (ALEPH BET ALEPH ou seja 1+2+1=4) é quatro, ou seja as quatro bestas.
189. Rav Shimon é como a árvore, e Rav Elazar seu filho e seus camaradas, são como grandes galhos saindo da árvore, igual a braços e pernas, onde braços são Chessed e Guevurah, e pernas são Netzah e Hod.