segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

29. A Ressurreição dos Mortos


161. Rav Shimon disse: Os mais antigos instrutores tiveram dificuldade com esta passagem, mas a verdade é que o Sagrado, abençoado seja Ele, realizou notáveis milagres e sinais com estes ossos em que ele aspirou vida. Venha e veja: "Lembra-te, Te peço, que me formaste como barro e que ma hás de reduzir a pó." (Jó 10:9). E então no próximo verso: "Você não me esvaziou como leite, e coagulou-me como um queijo? De pele e de carne me vestiu, de ossos e nervos me organizou?". Quando uma pessoa retornou ao pó e o momento da ressurreição dos mortos chega, o Sagrado, abençoado seja Ele, o refará do resto dos ossos que não retornaram. O faz fermentar na massa de farinha e como queijo do leite e fluindo como uma corrente de leite puro. Pois o Criador formará deste processo de mistura a renovada forma humana, mexendo como queijo e misturando como fermento. Depois que esta estrutura é feita, Ele criará uma nova pele, veias e ossos.

162. No verso citado acima, todos os verbos estão na forma futura. Não "Você não me esvaziou", mas "Você não me esvaziará". Não "Você não me vestiu com pele e carne", mas, "Você me vestirá com pele e carne." Isto é porque se refere do começo ao fim à ressurreição.
163. E o que está escrito depois? "Concedeste-me a vida e a misericórdia." (Jó 10:12). Este é o espírito da vida. E se você pergunta: Mas está escrito "Concedeste-me" no passado e não "concederá" no futuro. Eu deveria responder que a intenção de Jó era dizer: "Você me tem concedido vida e misericórdia", pois naquele mundo você me deu o espírito da vida." Mas - o verso continua - "A Sua proteção, ou seja, que é da diretora do Rei, Malkhut, "conservou meu espírito", isto é, guarda meu espírito naquele mundo. E por que ele se refere a Malkhut como Sua proteção? Porque você voltará no futuro, primeiramente.
164. E o segredo deste assunto é que todas as almas dos justos estão guardadas e escondidas sob o trono do Rei que é Malkhut (que é chamado um trono) e ela os protege até que eles possam retornar para seu lugar. Assim está escrito: "E sua proteção guarda meu espírito." Que é "Sua Proteção? (da raiz hebraica PEY KUF DALET). Isto está no verso: "e outro tome seu ofício" (PEY KUF DALET) (salmo 109:8) "Sua Proteção se refera à diretora do Rei ou seja Malkhut, pois todos os espiritos são garantidos (PEY KUF DALET) nas mãos dela, assim está escrito: "Nas tuas mãos encomendo meu espírito" (Salmos 31:5) e ela os protege. Então está escrito, "preservou meu espírito",´pois ela o preserva.
165. David disse algo parecido: "Guarda minha alma pois eu sou santo" (Salmos 86:2) (Nota: a forma do imperativo aqui usado "guarda" também pode ser lida no feminino singular no passado do mesmo verbo) - "Guarda" se refere à diretora do Rei, pois ela tem guardado minha alma pois eu sou santo. E como um critério geral, sempre que a Escritura não especificar "Deus", a referência é para a diretora que é Malkhut. Como exemplo no verso: "E Ele chamou por Moisés." (Exodus 24:16), onde Deus não é mencionado pelo nome, ou "E Ele disse: Se você atendes zelosamente à voz do Senhor teu Deus. " (Exodus 25:26), onde o locutor novamente não é mencionado e a referência é para Malkhut.
166. Rav Pinhas chorou e disse: E eu não disse a você que em meus sonhos a Shekhinah me dava grandes presentes. O significado foram esses dizeres de Rav Shimon: Feliz é minha porção que eu tenho merecido vendo você e ouvindo isso. E ele lhe disse: O que você disse em relação ao momento da ressurreição é correto relativo ao único osso que não apodrece, mas o que acontece com os outros ossos que estão lá? Ele disse: Todos eles serão incluídos na totalidade daquele único osso e serão incorporados com ele e serão todos feitos numa única massa, em cujo homem será formado. Assim eles disseram no verso: "O Senhor guiará você continuamente, e encherá sua alma de resplendores e tornará forte os teus ossos, e serás como um jardim bem regado e como uma fonte cujas águas nunca faltarão." (Isaias 58:11). Qual é o significado de tornará forte" (raiz hebraica: CHET LAMED TZADICK)? Isto é como está no verso: "Ele retirou-se deles" (Hosea 5:6). Em outras palavras, eles serão todos transferidos do lugar deles e incorporados neste osso, fazendo uma massa e então, "você será como um jardim bem regado, e como uma fonte de água."
167. O Pastor Fiel disse: Infortúnio para todos cujos corações são paralisados e de cujos olhos são fechados pois eles não sabem que quando a noite a chega os portões de Gehema são abertos, por isto é chamado amargo e bílis, e o odor que espalha disto se levanta para o cérebro. E um número de forças da má inclinação se espalha através das partes do corpo. E os portões do Jardim do Éden que são os olhos do coração estão fechados e não abertos, pois todas as luzes que estão nos olhos são emitidas para fora do coração.

30. Nas Tuas mãos eu encomendo meu espírito (Salmos 31:6)

168. E os portões do coração, que são os olhos, são fechados para que eles não vejam os maus espíritos, que é Lilith. E então eles não controlam as luzes do coração que são anjos que se espalham através de todos os membros como os galhos de uma árvore em todas as direções. Naquele momento em que as luzes são confinadas no coração e elas se reúnem para isso, assim como um pombo em seu pombal, assim como Noé e sua esposa e todas as espécies que entraram com ele na arca

169. E os maus espíritos que dominam todas as partes do corpo são como as águas do dilúvio que prevalece sobre eles quinze côvados."A água elevou-se quinze côvados acima dos montes, que tinha coberto" (Gênesis 7:20). Isto é porque ele pecou nos assuntos de YAH, e YAH deixou o corpo. (As letras de Yah, YUD e HEI têm o valor numérico de 10+5=15) Isto quer dizer, YAH deixou ELOHIM (isto é, as letras de Yah, YUD, HEI deixaram as letras de ELOHIM, que são ALEPH, LAMED, MEM) e ele ficou mudo (Hebraico: ILem, ALEPH, LAMED, MEM), sem visão, audição, olfato ou fala. E o segredo deste assunto se encontra no verso: "Emudeci (da raiz hebraica ALEPH, LAMED, MEM) com silêncio (Salmo 39:10).
A palavra aqui usada para "com silêncio" é soletrada DALET, VAV, MEM, YUD,HEI, que pode ser lida como duas palavras: DALET, VAV, MEM e YUD, HEI - "DOM YAH", que significa: "YAH silenciou". Em outroas palavras, no momento do Dilúvio, os maus espíritos prevaleceram por 15 (=YAH) côvados sobre o corpo, como um sulco rodeando o fosso e o canteiro de flores.

170. Então Noé enviou o pombo em uma missão, e assim também a alma do homem envia seu espírito nesta missão, e por esta razão um homem deve encomendar seu espírito com a Diretora, que é Malkhut, como é dito: "Nas Tuas mãos encomendo meu espírito; Tu me redimiste, Senhor Deus da verdade." Pois o Sagrado, abençoado seja Ele, os redime das mãos deles.

171. E durante o tempo em que a alma é culpada, o que é dito sobre seu espírito? "Minha mão sobre ele. Um homem mal não será impune." (Provérbios 40:21) já que ele vai ajudar nos campos da má inclinação, que descansam sobre ele nos seus pecados e o lançam fora do lugar. E isso é o que acontece quando um homem vê a si mesmo em seu sonho em outras terras, ou outros reinos e às vezes no refugo - tudo depende de seus pecados. Mas se ele é justo, então todos os campos da boa inclinação, sobre o qual é dito: "E suas faces e suas asas estendiam-se para o alto" (Ezequiel 1:11), aceitam seu espírito e eles se elevam do lugar das bestas, os carregadores do trono que é Malkhut, e lá eles têm inúmeras visôes,imagens e revelações proféticas. E é por isso que os sábios ensinavam "O sonho é um-sexagésimo da profecia." (Berakhot 57b)
172. Além disso: "Guarda minha alma, pois eu sou Santo" (Salmo 86:2). Mas o que os sábios ensinaram foi: "Um homem ignorante não pode ser santo." (Pirke Avot 2,6). Pois a Torah foi dada do lado direito do Sagrado, abençoado seja Ele, que é Chessed. Por esta razão aquele que se engaja na Torah é chamado santo e por isso eu digo para o Sagrado, abençoado seja Ele: Guarda minha alma e não a julgue de acordo com as ações desses ignorantes, sobre os quais é dito: "Um homem ignorante não pode ser santo." E você deveria perguntar sobre as muitas pessoas ignorantes que agem com amor (Chessed), eu apontaria a você o ensinamento: Quem é um homem santo? Aquele que age devotadamente com seu Feitor." Como David, que era um "author" (da raiz hebraica de author, significa "unido"). E o que ele uniu? Ele uniu a Torah Celestial, que é Zeir Anpin, com o Sagrado, abençoado seja Ele, que é Malkhut, e isto é o que significa "agindo devotadamente com seu Feitor": que ele uniu o Sagrado, abençoado seja Ele, e sua Shekhinah. Esta, portanto é a razão para "Guarda minha alma pois eu sou santo."

31. Duas Visões


173. Quando um homem morre, o que está escrito sobre sua alma? "Quando caminhares, te guiará, quando te deitares te guardará, quando acordares (na ressurreição dos mortos) falará comigo" (Provérbios 6:22). Isso é excelente, apesar de que a ressurreição dos mortos seja preocupante - que deveria acordar o corpo do homem na ressurreição dos mortos - mas qual será a recompensa da alma no mundo vindouro?
174. A resposta para isto é que o Sagrado, abençoado seja Ele, veste a alma antes como em nuvens de glória e como a sua entrada em uma visão. E do mesmo modo que o corpo tem 248 partes, esta também será uma visão incluída nas 248 luzes espalhadas diante daquela visão, pois o valor numérico das letras de "b'mar'ah (numa visão) é 248. Sobre isto é dito: "Se há um profeta entre vocês, Eu, o Senhor, lhe aparecerei em visão (Números 12:6) e com o aparecimento das nuvens de glória, sobre o qual é dito: "E eu o verei e lembrarei da aliança eterna" (Gênesis 9:16). Esta é a visão que alumia. "Eu falei com ele em um sonho" (Números 12:6): esta á visão que não alumia, sendo composta de 365 luzes, correspondendo ao valor numérico de YESHENAH (Sono), assim como no verso: "Eu durmo" (Cântico dos cânticos 5:2). Uma visão, portanto, é para a alma neste mundo e a outra visão é para a alma no mundo por vir, e elas dão luz ao trabalho das mãos do Sagrado, abençoado seja Ele, ou seja as almas.

175. E seus segredos são encontrados no verso: "Este é meu nome por toda a eternidade " (Exodo 3:15). O valor numérico de YAH (YUD HEI) é 15 e o de "Meu nome" (Sh' miy = SHIN MEM YUD) é 350, juntos somam 365. "E esta é Minha memória (ZIKHRIY) por todas as gerações " (Êxodus 3:15). O valor numérico de ZIKHRIY (ZAIN KAF RESH YUD) é 237, que somado a VAV e HEI (6+5) resulta 248. E os precursores descem e elevam-se diante Dele proclamando: "Dai honras para a imagem do Rei, ou seja, para a alma.
176. E este é o significado do verso: "E Deus criou o homem à Sua própria imagem: à imagem de Deus Ele o criou" (Gênesis 1:27). Em outras palavras, Ele o criou em duas formas: uma à sua própria imagem e a outra, à imagem de Deus, ou seja, com duas faces. A primeira é como é dito: "Mas não vistes figura alguma" (Deuteronômio 4:12), e com respeito à outra proibiu imagens, como está escrito: "uma imagem esculpida, seja de qualquer figura" (Deuteronômio 4:16). A respeito da segunda é dito: "E ele vê o Senhor claramente " (Números 12:8). E 613 anjos ergueram a alma nesta forma, todos com "suas faces e suas asas estendidas para o alto (Ezequiel 1:11), para determinar o verso que diz a cerca deles: "Eu vos trouxe sobre asas de águias e vos tomei para Mim. " (Êxodus 19:4)
177. Assim como os filhos de Israel saíram do Egito e foram com asas de glória e toda aquela honra, assim também é o êxito da alma do corpo - aquela "porção podre" (Pirke Avot 3,1): a alma vai para os dois jardins, o Jardim do Éden do Alto e o Jardim do Éden de Baixo, cujos céus e a terra foram criados com o TETRAGRAMMATON (As 4 letras do nome de Deus: YUD HEI VAV e HEI), por quem isto foi dito: "Alegrem-se os céus e regozije-se a terra" (Salmos 96:11). Naquele momento o verso: "Seu mestre não mais se esconderá de você" (Isaías 30:20) será realizado no homem. E contudo está escrito: "Cada um tinha 6 asas; com duas cobriam a sua face..." (Isaías 6:2), contudo "Seus olhos verão seu Mestre." (Isaías 30:20). E Moisés nosso Mestre, a paz esteja sobre ele - o mestre dos profetas e sábios - mereceu estas duas visões.
O Luminar Sagrado, que é Rav Shimon, disse ao Pastor Fiel: Você é aquele que mereceu em toda sua vida o que os justos merecerão depois de suas vidas. Feliz é a sua porção!
 

32. Ani e Hu


178. Outra interpretação para o verso "Guarde minha alma pois eu sou santo" (Salmo 86:2) é a seguinte: Por que Ele deve guardar minha alma? Assim eu devo agir piedosamente com ANI (literalmente EU), ou seja, que Eu deveria me unir e trazer Chessed do TETRAGRAMMATON que é Zeir Anpin para ANI que é Malkhut, pois têm-se dito sobre isto: ANI e HU, onde ANI é Malkhut e HU é Zeir Anpin.
Infortúnios para aqueles que separam ANI de HU, isto é, para aqueles que causam a separação entre Zeir Anpin e Malkhut, como é dito: "Foi Ele que nos fez e não nós a nós mesmos" (Salmos 100:3), onde Hu, é Zeir Anpin. Isto é porque todas as coisas são um, ou seja ANI e Hu são um, sem distinção.
Isto é o que é dito: "Veja que Eu sou eu (ANI)... Eu faço morrer e faço viver; firo e curo e não há quem possa tirar de mim (coisa alguma). (Deuteronômio 32:29). Eu (ANI), o TETRAGRAMMATON, sou Ele (HU), e não outro. E este "Ani" é derivado do hebraico para
"O Senhor" (ADONAI) (ALEPH DALET NUN YUD), isto é, as letras de "Ani" (ALEPH NUN YUD) são encontradas na palavra ADONAI. O TETRAGRAMMATON é a coluna central, ou seja, Zeir Anpin.
179. E porque o TETRAGRAMMATON, que é Zeir Anpin, está à direita, isto é, Chessed, ele disse: "Guarda minha alma, pois eu sou santo" (Hasid), significando que eu ajo devotadamente em relação a você e com ANI (eu mesmo), que é ADONAI, que é Guevurah. Então é dito, Eu uno o TETRAGRAMMATON, que é Chessed, com ADONAI, que é Guevurah e os Hasadim estarão abaixo do TETRAGRAMMATON para ADONAI, e ela, também será Chessed.


E ambos os nomes, o TETRAGRAMMATON e ADONAI, combinam juntos em Tiferet, que é a coluna central, e vêm juntos desta maneira; YUD ALEPH HEI DALET VAV NUN HEI YUD, por isso a coluna central que combina Chessed, que é o segredo do TETRAGRAMMATON, com Guevurah, que é o segredo de ADONAI. E o significado interior do tema é com Chessed e Guevurah que são a coluna direita e esquerda, sobre os quais é dito: "E suas faces e suas asas estendiam-se para o alto" (Ezequiel 1:11), desde que "suas faces" é o segredo de Chokhmah, Binah e Da'at e as duas colunas da direita e esquerda que são Chokhmah e Binah, são estendidas para o alto. E assim com as duas asas, o segredo das colunas direita e esquerda, que são diferentes uma da outra, e portanto são elevadas para o alto. E em Tiferet, que é a coluna central, que é chamada "ADONAI" O TETRAGRAMMATON é o homem da guerra" (Êxodus 15:3), "O Senhor é como um guerreiro, onipotente é o seu nome", porque Ele luta com a coluna esquerda e a diminui na intenção de trazê-la para junto da direita. E o verso continua:

"Duas asas de cada um juntavam-se" (Ezequiel 1:11) pois os dois nomes, O TETRAGRAMMATON e ADONAI foram unidos nisto e então "e duas cobriram seus corpos" (Ezequiel 1:11), pois as asas se uniram ao corpo e tornaram-se um. E Tiferet é chamado corpo, isto estando no interior do significado do verso: "e seu corpo era (brilhante) como o crisólito" (Daniel 10:6).

E assim é com as duas colunas, direita e esquerda das Sefirot elevadas que são Chokhmah e Binah, que são os dois nomes, O TETRAGRAMMATON e o ALEPH HEI YUD HEI, sobre os quais é dito "suas faces e suas asas se estenderam para o alto", também se juntaram e combinaram pela coluna central, que é o segredo de Da'at. E eles vieram juntos: YUD ALEPH HEI HEI YUD HEI HEI.

33. Três vezes foi David chamado "um servo"

180. E está escrito: "Ó Deus meu, salva o teu servo... Alegra a alma do teu servo... Dá a tua fortaleza ao teu servo" (Salmos 86:2,4, 16)
David é três vezes citado como um servo neste salmo que se iguala às três vezes que um homem é como um servo nas orações, como ensinam os sábios da Mishnah: "Nas primeiras três bençãos, um homem deve ser como um servo organizando louvores diante do seu mestre; nas bençãos intermediárias, como um servo pedindo por um favor de seu mestre; e na última das três bençãos deve ser como um servo agradecendo seu mestre pelos favores recebidos." (citado em Talmud Bavli, Berakhot 34a)
181. E estas são as três ocasiões que um homem tem que agir como um servo nas condições de adoração. E os sábios da Mishnah ensinam: Não há adoração; mas oração. (Citado no Talmud Bavli, Ta'anit 2a). E os três patriarcas são chamados servos junto a ela, ou seja, no nome da Shekhinah, que é a adoração de ADONAI. E assim também é Moisés citado como o servo de ADONAI, que é porque: "E para mim os filhos de Israel são servos" (Levíticos 25:55). Mas nas condições das outras qualidades deles, todo Israel são chamados de filhos dos Reis do ponto de vista de Malkhut. E por que Malkhut deveria ser adorada? Isto se parece com o modo de uma mulher que serve seu esposo, ou filho que serve seus pais.