terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Letra "Ayin" da palavra "Shemá" e "Dalet" da Palavra "Echad"

453 - Rabi Shimon começou citando: "Ouve, Israel, O Senhor é nosso Deus, o Senhor é um" (Deuteronômio 6:4). A letra Ayin na palavra Shemá (ouve) se escreve maiúscula, e assim é com o Dalet  da palavra Echad (um ).  E formam a palavra 'ed' (Ayin Dalet), uma testemunha, como está escrito: "O Senhor é testemunha diante de  vocês" (I Shmuel 12:5).  E da palavra Shemá permanecem as letras Shin e Mem pois a Mem é intermédiária (ou seja, a forma de letra que se usa no princípio e no meio das palavras é aberta). Por que razão a Mem não é sofit (final)? (Ou seja, a  forma da mesma letra que se utiliza quando esta é a última letra de uma palavra.) Qual é a diferença de uma Mem do meio e uma Mem final?  Que a Mem final é o Melech (Rei) superior, isto é, Biná, sendo que a Mem intermediária alude ao Melech (Rei) inferior, ou seja, Malchut. Eas letras Shin e Mem da palavra Shemá aludem a Malchut. E as outras letras de Echad (Aleph Chet Dalet, Um) que permanecem são: Aleph Chet (Aj, irmão). "A glória de Deus é ocultar certas coisas" (Provérbios, 25:2), está escrito.


454 - Eu encontrei no livro de Rav Hamnuna Saba: Para todo aquele que recita o Shemá Israel todo dia no alto se preparam "alegrias" para ele, no segredo das letras Shin Mem da palavra Shemá, no princípio  do verso, e Aleph Chet da palavra Echad  no fim do verso. E ele junta as letras e começa com a união em sentido inverso, ou seja,  o Aleph  (de Echad) no final do verso é colocado antes do Shin (de Shemá) no início do verso, e ele termina sem rodeios, ou seja, a Mem do primeiro Shemá, e  o Chet de Echad.  As quatro letras assim ordenadas, Aleph, Shin, Mem, Chet formam a palavra "Esmach" (Eu me alegrarei) como no verso: "Eu me alegrarei (Hebraico esmach) no Senhor" (Salmo 104:34).
Isto é assim, literalmente, porque é a santa unidade a que aludem as letras  Ayin Dalet (Ed, testemunho), porque as letras das duas palavras Shemá e Echad, quando reorganizados como acima, formam  as duas palavras Esmach (Port. 'Eu me alegrarei')  e Ed ("testemunha" Port.) e isto é absolutamente certo. E assim está no Livro de Enoque, que da mesma forma, disse que quem recita o Shemá Israel todo dia, a ele se extende alegria de cima.



455 - Além disso, vamos refletir sobre a palavra Shemá pois ela inclui as duas letras Shin Mem, junto com a letra Ayin maiúscula (e Shin Mem formam a palavra Shem (Nome). Estes são os setenta (valor numérico da letra Ayin) nomes que estão no segredo dos Santos Patriarcas, ou seja, os 72 nomes em Chesed, Guevurá e Tiferet as quais se chamam patriarcas, dos quais há setenta nomes principais no segredo dos 70 membros do Sanedrin e dos testemunhos, e este é o segredo do Shemá: Shemá (Shin Mem Ayin) é Shem (Shin Mem) ayin (=70), ou seja, o nome de 70, onde Shem é Malchut que está composta por 70 nomes. E as quatro palavras restantes do Shemá Israel (Oh Israel, O Eterno nosso Deus)  são os quatro compartimentos do Tefilim, os quais são as quatro energias: Chochmá, Biná, adireita de Daat e a esquerda que está em Daat, a qual estão unidas as duas letras Aleph e Chet (Ach, irmão) da palavra Echad. E Echad  se refere ao que é dito: "Abra-me a porta, minha irmã" (Cântico dos Cânticos, 5:2), ou seja, Zeir Anpin.
E o Dalet  de Echad  é o nó do Tefilin da cabeça, que é a forma de Dalet, pois Malchut é ligado a eles. E o segredo foi dado aos sábios, mas não para ser revelado. Rabi Shimon ficou em silêncio. Ele chorou, depois riu e disse: vou contar o segredo, pois certamente esta é a vontade celeste, pois não haverá geração como esta até que o Rei Messias venha, em que a autorização será concedida para revelá-lo.